O projeto Guri, iniciativa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, abriu uma segunda fase de matrículas para cursos gratuitos em 400 polos de ensino em todo o território paulista, incluindo a unidade de Palmital. Ao todo, são 78,6 mil vagas que podem ser pleiteadas até 13 de setembro.
O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Todas as atividades são gratuitas e não é preciso ter conhecimento musical e nem possuir instrumento, que são fornecidos pelo programa. O polo de Palmital, assim como o de Cândido Mota, conta com o patrocínio da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa que opera as hidrelétricas de Canoas I e II.
Para realizar a matrícula é necessário comparecer diretamente no polo, localizado na rua Luís Piva, 83, no bairro Paraná. O aluno deve estar acompanhado por responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia), comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar, RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
No Polo de Palmital, segundo a CTG Brasil, são oferecidas 386 vagas nos cursos de acordeão, canto, teoria da música, iniciação musical para adultos e crianças, madeiras, metais, percussão, viola caipira, violão, curso modular (Bloco do Guri, MPB/jazz, ritmos brasileiros/latinos). O funcionamento ocorre às segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h45, e às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h/ sextas-feiras, das 8h às 12h. A unidade atende pelo telefone (18) 3351-3473 e pelo e-mail polo.palmital@santamarcelinacultura.org.br.
“Estamos comprometidos em impactar positivamente as comunidades onde atuamos. O Guri, uma das iniciativas de educação musical mais significativas do país, apoiada pela CTG Brasil, reflete esse compromisso. Apoiar projetos como este é essencial para promover a formação cultural de crianças e jovens nas regiões em que estamos presentes”, afirma Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade da empresa.
Polo Cândido Mota
Cursos: iniciação musical para adultos e crianças, teoria musical, coral, percussão, viola caipira, violão e curso modular (batucada e ritmos étnicos). Telefone: (18) 3341-6575. E-mail: polo.candidomota@santamarcelinacultura.org.br Funcionamento do polo: segundas e sextas-feiras, das 8h às 12h30/ terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 18h/ quartas-feiras, das 8h às 13h. Endereço do polo: Rua José Elias Cury, 730, Centro – Cândido Mota/SP. Vagas oferecidas: 186.
Sobre o Guri
Referência na formação musical, o Guri é um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.
Sobre a Santa Marcelina Cultura
Santa Marcelina Cultura Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Interculturais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do País, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CTG Brasil