Projeto Música & Cidadania faz apresentação em Campos Novos Paulista neste domingo

O Projeto Música & Cidadania, iniciativa cultural com mais de uma década de atuação no interior paulista, realiza uma apresentação única e gratuita no ginásio esportes de Campos Novos Paulista neste domingo (07/09). O evento, que ocorre a partir das 10 horas, tem apoio dos governos federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e estadual, através de programa Fomento CULTSP da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. 

Sediado em Ipaussu, o projeto envolve mais de 100 pessoas, incluindo a Faipa – Orquestra de Metais e Percussão, o corpo coreográfico, os alunos das oficinas musicais e profissionais entre técnicos diretos e indiretos. Liderado pelo Maestro Gilson Martins e coordenado por Roberto Santiago, da Sense Produções Culturais, o projeto promove o desenvolvimento artístico, social e cognitivo de crianças e jovens de forma inclusiva e democrática, cultivando disciplina, trabalho em equipe e cidadania.

É uma alegria imensa levar nossa música e a energia dos nossos jovens para Campos Novos Paulista. Cada apresentação é a celebração do potencial transformador da arte na vida deles e um presente para a comunidade”, destaca o Maestro Gilson Martins. Antes da apresentação, conforme programação da Prefeitura, haverá o tradicional desfile cívico que sairá do Paço Municipal, a partir das 8 horas, com chegada em frente ao ginásio de esportes.

PROJETO – O Música & Cidadania é uma iniciativa cultural consolidada há mais de dez anos, dedicada à formação musical e social de crianças e jovens. As atividades do projeto – incluindo as oficinas gratuitas de música instrumental e as apresentações públicas – são elaboradas a partir de três pilares fundamentais: a democratização da cultura, a formação de público e a acessibilidade plena, com recursos como libras, materiais em braile e espaços adaptados, garantindo que a música instrumental atue como agente transformador para todos.

Durante a formação são oferecidas oficinas de sopro, como trompete, fluguelhorns, trombones, euphonium, trompas, tubas e percussão, momento em que os participantes aprendem desde o conhecimento básico do instrumento até técnicas mais elaboradas. Somadas às oficinas, o corpo coreográfico acompanha as apresentações e incentiva a expressão corporal e o trabalho em conjunto.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.