As pessoas voltaram a frequentar as praias do sul da Califórnia no domingo (26), mesmo com as recomendações de quarentena ainda em andamento nos Estados Unidos para conter o avanço da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A decisão para a reabertura das praias ficou a cargo dos governos locais. Segundo a emissora NBC, as autoridades têm pedido para que as pessoas mantenham distância umas das outras e evitem ir às areias caso estejam cheias.
Mesmo com o pedido, imagens mostraram que poucos banhistas usavam máscaras — item de proteção que passou a ser recomendado pelos especialistas em saúde de todo mundo enquanto a pandemia durar.
A Califórnia ordenou em 19 de março o fechamento de todas as atividades consideradas não essenciais. Apenas serviços como farmácias, mercados e bancos continuam abertos, mas as pessoas podem sair de casa para caminhar — desde que se mantenha distância de 1,82 metro de outros. A abertura de parques e praias é determinada pela autoridade de cada cidade.
Segundo o jornal “Los Angeles Times”, a Califórnia tem quase 44 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. No estado mais populoso dos EUA, o número de mortos por Covid-19 chegou a 1.721 nesta segunda-feira (27).
Parte dos EUA flexibilizam isolamento apesar de alertas
Alguns estados vêm reabrindo as atividades, mesmo com pedidos do presidente Donald Trump para que a reabertura ocorra de maneira gradual. Veja no VÍDEO acima.
Protestos em San Diego
Manifestantes protestam contra medidas de isolamento social em San Diego, nos EUA, no domingo (26) — Foto: Kelly Neill via Reuters
Um grupo de manifestantes irritados com as medidas de isolamento se aglomeraram nos calçadões de uma praia de San Diego no domingo. Na cidade localizada no extremo sul da Califórnia, mais de 100 pessoas morreram com a Covid-19, informa a emissora local KPBS.
Com cartazes como “Covid-19 é uma mentira” e bandeiras norte-americanas, o grupo pedia a reabertura dos serviços. Alguns dos manifestantes ainda pediam a saída do governador local, o democrata Gavin Newson.
Manifestantes pedem reabertura da Califórnia e saída do governador Gavin Newson durante protesto contra isolamento em San Diego no domingo (26) — Foto: Kelly Neill via Reuters
San Diego é uma das cidades que permitiu a reabertura de praias — desde que os frequentadores mantenham distanciamento e usem máscaras. Se as normas forem violadas, as praias podem ser fechadas novamente.
Os Estados Unidos se tornaram o país com mais casos e número de mortos pela Covid-19 nesta pandemia. Um terço de todos os diagnósticos confirmados do novo coronavírus estão no país.
Coronavírus: EUA registram 1/3 dos 3 milhões de casos da Covid-19 do mundo
Fonte:G1