QUAIS SÃO OS NOMES MAIS COMUNS DOS PETS BRASILEIROS?

Nina e Bob estão entre os nomes mais populares para cachorros. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Ter um animal de estimação traz uma série de responsabilidades, e uma delas é a de escolher um nome para o novo amigo. Seja ele um cachorro, gato ou passarinho, definir como ele será chamado é extremamente importante.

Tal como acontece com bebês, os nomes para pets também costumam seguir algumas tendências de popularidade em todos os cantos do mundo, especialmente no Brasil. Aliás, é exatamente sobre isso que falaremos nas linhas a seguir.

Líderes de popularidade

Em um levantamento, a Preply, plataforma de ensino de idiomas, descobriu quais são os nomes de pet mais populares em nosso país. Para bichos femininos, Nina, Mel e Lily reinam como os mais comuns, enquanto Bob, Thor e Fred encabeçam a lista no lado dos masculinos.

A pesquisa ainda revela que algumas espécies de outros animais, como Tigrão e Leão, também são comuns para batizar cães e gatos. Alguns personagens também aparecem na relação, como Hulk, Scooby-Doo, Migau, Romeu e Julieta.

Entre os tipos de apelidos mais comuns no Brasil estão as variações de nomes dos pets, sejam elas no aumentativo ou no diminutivo (33%), ficando em primeiro lugar. Um exemplo que explica bem é Zé, que pode virar Zezinho, Zezão e outros. Em segundo e terceiro colocados, estão os carinhosos “filho” (30%) e “bebê” (28%).  

De onde vem a inspiração?

Em alguns casos, donos se inspiram em desenhos animado para batizar seus bichinhos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Em alguns casos, donos se inspiram em desenhos animado para batizar seus bichinhos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

A Preply revelou que 17% dos brasileiros escolhem os nomes de seus bichinhos com base em personagens de filmes, e outros 16% afirmam que se baseiam em figuras de desenhos animados para isso. No entanto, 18% dizem que não houve nenhuma inspiração, por isso simplesmente escolheram porque acreditavam que combinavam com o seu animal.

“As pessoas costumam ser muito originais quando batizam os seus mascotes, escolhendo nomes estrangeiros inspirados em filmes, personagens, objetos, alimentos ou bebidas, sendo que essa decisão reflete os seus gostos, interesses e senso de humor. É curioso ainda notar como eles podem variar de acordo com a cultura e as tendências do momento”, afirmou Sylvia Johnson, diretora de metodologia da Preply. 

O levantamento revela ainda que 35% dos entrevistados preferem utilizar tanto o nome original do seu pet quanto apelidos carinhosos para se referir e conversar com eles no dia a dia. No entanto, 60% ainda opta por chamá-los única e exclusivamente pelos seus nomes.

Interação em outra língua

Cachorros também costumam receber carinhos especiais de seus donos ao longo do dia.

Cachorros também costumam receber carinhos especiais de seus donos ao longo do dia.

Ainda nesse contexto, a Preply descobriu que 15% interagem em outro idioma com os seus peludinhos, sendo que 9% dos brasileiros falam em inglês como língua adicional na hora de se comunicar com eles. Além disso, 4% escolhem o espanhol como alternativa para interagir com os pets e 40% alteram o tom de voz com frequência quando falam com eles.

“Em um mundo cada vez mais globalizado, a escolha de nomes estrangeiros para nossos animais de estimação reflete fortemente a influência da cultura internacional. Essa tendência destaca a nossa conexão com diferentes línguas, ampliando as opções e as inspirações, ressaltando também como a linguagem transcende fronteiras e se torna parte da vida cotidiana”, concluiu Sylvia. 

Confira os apelidos de pets mais populares no Brasil:

  1. Variações de nomes (aumentativo ou diminutivo) – 33%
  2. Filho – 30%
  3. Bebê – 28% 
  4. Nenê – 22%
  5. Príncipe/Princesa – 21%
  6. Amorzinho – 17% 
  7. Lindo – 16%
  8. Gordinho – 14%
  9. Gordo – 13%
  10. Fofo – 12%

Fonte: Mega Curioso

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 5 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.