Você sabia que pode estar tomando banho com muita frequência? Descubra o que os especialistas de Harvard dizem.
Talvez você esteja pensando: “Banho, oras. Tenho essa rotina na palma da mão.” Um rápido ensaboar, enxaguar, repetir, certo? Mas e se eu te dissesse que você pode estar exagerando? Isso mesmo, estamos mergulhando no mundo molhado e vaporoso dos hábitos de banho.
“Todos os dias, sem falta!” pode ser a sua resposta automática quando perguntam com que frequência você toma banho. E claro, se seu trabalho envolve mais suor do que uma aula de spinning ou se você é um entusiasta da atividade física em geral, esse banho diário faz sentido. Mas, de acordo com o Harvard Health Publishing, tomar banho todos os dias pode não ser a jogada mais inteligente para a sua saúde. Espere, o quê? Calma, vamos analisar isso.
Veja bem, sua pele é como o super-herói do seu corpo, lutando contra os vilões (germes, alérgenos, etc) e te mantendo seguro. Mas muita água quente, esfregação intensa e todo esse sabão podem retirar a sua pele dos óleos naturais. O resultado? Sua pele pode acabar irritada, coçando e propensa a infecções. Então, se você achava que banhos diários eram a resposta para tudo na saúde, pode ser a hora de repensar.
ENTÃO, COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ REALMENTE DEVERIA ESTAR TOMANDO BANHO?
Bom, como na maioria das coisas na vida, depende. Se você é do tipo esportivo ou seu trabalho te mantém em movimento, os banhos diários podem ser o caminho a seguir. Ah, e se você vive em uma região muito quente também, mas opte pelos banhos mais mornos ou frios.
Mas para o restante de nós, os especialistas de Harvard sugerem que algumas vezes por semana devem bastar. Eles não são precisos, mas um número aproximado é cerca de quatro vezes por semana.
Mas e se você não estiver pronto para abandonar o banho diário? Sem problemas. Você ainda pode manter sua pele feliz com algumas alterações na sua rotina de banho.
Primeiro, abaixe a temperatura da água quente. Morna é o caminho a seguir. E não precisa exagerar com o sabão e a esponja, especialmente se você não estiver suando muito. Um pouco de sabão nas axilas e na virilha deve ser o bastante. Procure por produtos amigáveis à pele que ajudem a manter a hidratação. E tente limitar o tempo de banho em torno de 4 minutos. De quebra, você ainda economiza água.
Então, na próxima vez que estiver relaxando no sofá em um fim de semana frio, sinta-se à vontade para pular o banho. Dê um descanso à sua pele; ela agradecerá. Priorize a sua pele, pessoal. Afinal, ela cuida de você.
Fonte: Mistérios do Mundo