Quatro são condenados pelo assassinato de empresário em Assis

O julgamento dos quatro réus envolvidos no homicídio do empresário assisense José Vitor Bellucci, aos 59 anos, se arrastou até às 3h da manhã desta quinta-feira (14/09) e foi acompanhado pelo site Abordagem Notícias. O homicídio foi praticado em 2 de dezembro de 2006, dentro da imobiliária dele, por estrangulamento. 

A sessão teve início na manhã de quarta-feira, 13, e foi marcado por imprevistos. O mandante do crime, Antônio Aparecido Gomes, não compareceu, e Rodrigo Dias da Silva foi ouvido por videoconferência, sob a alegação de que, na vinda para Assis, o veículo em que viajava teve problema mecânico. Por volta da 1 hora, o réu, Ronaldo Pedro da Cruz, que confessou o assassinato, inclusive dando detalhes da execução, passou mal, necessitando de assistência médica. O SAMU foi acionado e compareceu ao fórum para prestar atendimento a ele.

Os advogados de defesa de cada réu apresentaram seus argumentos durante o julgamento, buscando a redução das penas, solicitando aos jurados o afastamento de qualificadoras (total de três), ou até mesmo a absolvição de seus clientes, no caso de Rodrigo, o executor do crime. No entanto, após análise das evidências e dos depoimentos das testemunhas, o corpo de sentença, formado por cinco mulheres e dois homens decidiu pela condenação dos réus, que estavam soltos desde o crime.

As horas se arrastaram e o veredito estava longe de ser alcançado, podendo o júri ser estendido para hoje. Às 3 horas, a sentença foi anunciada, condenando os quatro envolvidos.

Ronaldo Pedro da Cruz foi condenado a 20 anos e 8 meses de regime fechado; Rodrigo Dias da Silva recebeu uma sentença de 23 anos, 8 meses e 20 dias de regime fechado; Marcos Adriano Braga da Silva foi condenado a 5 anos de pena em regime semiaberto. Já Antônio Aparecido Gomes, recebeu uma pena de 21 anos em regime fechado. Cabe agora à polícia efetuar a prisão dele e de Rodrigo, que estão longe. 

As penas foram determinadas, levando em conta a gravidade dos crimes cometidos e a participação de cada um dos acusados.

Réus, defensores e acusação

Ronaldo Pedro da Cruz – advogado, João Carlos Merlim
Rodrigo Dias da Silva – advogado Marcos Emanuel Lima
Marcos Adriano Braga da Silva – advogado Sérgio Afonso Mendes
Antônio Aparecido Gomes – advogado José Carlos Jancovic Pena eTércio Alves

Acusação – Promotor Fernando Fernandes Flagra e Carlos Pinheiro, que atuou como assistente

Juiza – Livia Maria Macagnan Ciciliati

O crime

José Victor Belucci tinha uma empresa no ramo imobiliário, mas atuava também com agiotagem. Às 11h30 do fatídico 2 de dezembro de 2006, ele foi rendido em seu escritório, na Rua Fadlo Jabur, 159, juntamente com um funcionário. Dois homens, armados e com os rostos ocultos por capacetes com e viseiras, renderam ambos e teve início uma sessão de violência, em especial, contra o empresário.

Logo após o crime, o funcionário/testemunha relatou à polícia que os autores, sendo dois homens, entraram no escritório imobiliário, portando revólveres calibre 38, canos oxidados, surpreenderam as vítimas que estavam de costas para a porta de entrada do escritório. Os invasores anunciaram o assalto e prenderam os pés e as mãos do patrão e funcionário com fitas adesivas e vasculharam o local.

Após a fuga dos criminosos, uma pessoa chegou ao escritório, libertou as vítimas e chamou a polícia. Houve tentativa de reanimação do empresário, que foi socorrido ao PS local, mas não resistiu. Ele foi morto por estrangulamento/asfixia. 

Foram levados dinheiro e cheques que estavam no escritório, além de um celular, que foi importante para que a polícia chegasse até os acusados, já que foi utilizado por um deles. A motivação para o crime refere-se a um empréstimo, em dinheiro, que Bellucci fez a Antônio Aparecido Gomes. Houve divergências sobre o pagamento.

Fonte: Abordagem Notícias

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.