Cidade é uma das maiores produtoras de ovos do país. Objetivo do estado de alerta por 90 dias é reforçar as medidas de prevenção contra a influenza aviária H5N1 e a disseminação da doença.
O prefeito de Queiroz (SP), Rodrigo Silva (PSD), decretou estado de alerta zoossanitário em todo território do município, por 90 dias, como forma de prevenção à gripe aviária (H5N1).
Queiroz é um município reconhecido como um dos maiores produtores de ovos do país, com cerca de 3.000.000 (três milhões) de aves, distribuídas em aproximadamente 97 propriedades rurais.
O objetivo do estado de alerta é reforçar as medidas de prevenção contra a influenza aviária H5N1 e a disseminação da doença.
O alerta zoossanitário exige a implementação de medidas de monitoramento e ações preventivas que estejam de acordo com os protocolos sanitários federais e estaduais.
A indústria avícola, os criadores de aves e a população em geral devem seguir as orientações sanitárias para não sofrerem os riscos associados à disseminação da doença
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/q/3/HWchWBSZilNFui4TSwEw/queiroz-gripe-aviaria1.jpg)
Queiroz é uma das maiores produtoras de ovos do país — Foto: TV TEM/ Arquivo
Fonte: G1