Rapidinhas 05/10/2019

PADROEIRO SEM FERIADO

Ontem, dia de São Francisco, padroeiro de Assis, foi decretado apenas ponto facultativo em órgãos públicos e escolas, com manutenção da UPA, da coleta de lixo e do Posto de Saúde. Comércio e bancos trabalharam, para não perder faturamento. No dia do Padroeiro de Palmital fecha tudo e só o padre mantém faturamento.

 

CIDADE ENFAIXADA

Uma das características do trânsito de Palmital é a demarcação com faixas amarelas para estacionamento exclusivo de veículos particulares ou oficiais. Existem faixas para dentistas, veterinários, padarias, bancos, consultórios e até um ponto de táxi enorme, mas sem oferta do serviço. Como se abrem muitas exceções, todos têm direito de exigir sua faixa.

 

ÚLTIMO DIA

As 10 candidatas às cinco vagas do Conselho Tutelar de Palmital têm pouco mais de 24 horas para conquistar os votos necessários à eleição. Em final de campanha, estão sendo distribuídos os santinhos e feitas as visitas de última hora para que os eleitores não se esqueçam de votar e muito menos cravar o nome certo. Tudo em cédula de papel.

 

REGRAS CLARAS

Assim como os candidatos a cargos eletivos, as candidatas ao Conselho Tutelar não podem comprar votos, organizar festas e muito menos oferecer vantagens aos eleitores. As regras proíbem transporte de eleitores, pagamento de multa eleitoral e até aquela patifaria de facilitar a tramitação de processos de aposentadoria. Tudo o que bons políticos não fazem.

 

IDOSOS ESQUECIDOS

Pelos 16 anos do Estatuto do Idoso, o governo de São Paulo entregou o Selo Amigo do Idoso a 20 municípios que se destacaram em iniciativas pelo bem-estar das pessoas com mais de 60 anos. Como nenhum município da região foi agraciado em qualquer uma das três categorias do prêmio, deduz-se que os velhinhos do Paranapanema estão esquecidos.

 

CRECHES PARA VELHINHOS

Antes mesmo de atender a demanda pelas creches, as cidades já devem começar a planejar o atendimento aos idosos, cuja faixa etária é a que mais cresce no país. Em vez de se investir em mais creches, pois temos menos crianças, é preciso construir asilos ou moradias adaptadas aos idosos. Em breve, muitas creches serão transformadas em abrigos de velhos.

 

CHUVA DE CANDIDATOS

Bastou a definição do Tribunal de Contas do Estado confirmar o parecer desfavorável às contas da ex-prefeita Ismênia para aparecer uma chuva de pretensos candidatos. Alguns testam popularidade, outros se fazem de morto, há os que negam o desejo latente e a maioria não tem coragem de assumir a bucha. Até novidades inesperadas já aparecem e outras podem surgir.

 

REVELAÇÕES INGRATAS

Nas pesquisas feitas para produção do livro do Centenário de Palmital, que deverá ser lançado em 2020, estamos encontrando muitas revelações e fatos marcantes de traições, falsificações de documentos, matança de índios e outros crimes e contravenções. Se para prognosticar o futuro é preciso conhecer o passado, é muito importante saber o que aconteceu.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

leia também

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.