Rapidinhas 15/11/2019

FALTAM FERIADOS

Em um ano ruim de feriados, com vários deles inúteis, coincidindo com os sábados e domingos, o que não falta é imaginação para criar as brechas que garantem o sagrado descanso. Com as folgas aumentadas pelas pontes com os finais de semana, as famílias dos folgados inventam passeios e viagens, mesmo com um ano de poucos feriados para emendar. Ano que vem será melhor, com mais feriados.

 

FERIADOS SEQUENCIAIS

O Dia dos Professores caiu numa terça-feira e acabou emendado ao final de semana, com quatro dias de folga. O Dia do Funcionário Público foi bem maneiro, numa segunda-feira brava, com mais três dias de descanso. Hoje é o feriado da Independência, que pode muito bem se emendar ao Dia da Consciência Negra, na próxima quarta-feira. Como a quarta-feira fica pertinho do sábado, não custa fazer outra ponte.

 

PENÚLTIMO REFIS

Assim como aconteceu em vários mandatos em todas as épocas, mais um Refis está em andamento em Palmital, em medida que permite o pagamento de débitos municipais com desconto de juros e multas. Alguns acham a medida boa para garantir a arrecadação, mas outros consideram injustiça com quem paga em dia. Todo Refis é anunciado como o último, mas todos os últimos se tornam penúltimos.

 

RECEITA X DESPESA

Um dos critérios previstos no projeto de extinção de municípios com população abaixo de 5 mil habitantes é a receita própria inferior a 10% do custo do Município, uma aberração fiscal. Com as eleições e reeleições, os Municípios tem cada vez menos apetite para cobrar impostos e mais vontade de oferecer benefícios, até o dia que a conta não fecha. Por isso existem a inadimplência, depois vem o Refis, que desestimula o contribuinte a pagar.

 

BENEMERÊNCIA SUSTENTÁVEL

A campanha de arrecadação de tampinhas plásticas para a Santa Casa de Palmital está cumprindo várias missões. Além de ajudar a reduzir o déficit financeiro do hospital, serve de exemplo para outras iniciativas, reúne as pessoas para fazer a separação e ainda preserva o meio ambiente. Segundo o diretor do Saae, depois do início da campanha houve redução de tampinhas no esgoto. É a benemerência sustentável.

 

MATA-BARATAS

Baratas são como tampinhas, pois existem em grande quantidade, duram bastante e frequentam as redes de esgoto. Como os insetos envernizados não são recicláveis, o SAAE costuma pulverizar veneno nas tubulações para combater a praga assustadora e as vezes voadora. Prometendo um produto mais forte, a autarquia deverá matar as baratas em breve, mas sem qualquer possibilidade de reciclagem. Natal sem baratas.

 

CIDADE POLICIAL

A sequencia de ocorrências policias graves em Palmital indica a necessidade de se adotar medidas para evitar o crime e, consequentemente, os conflitos. Mesmo com número elevado de deslocamento de reforço policial de fora, ninguém consegue trazer uma Companhia PM para a cidade, em contraponto à aberração de existir uma em Cândido Mota, cidade muito próxima de Assis, onde fica o Batalhão. Cidade sem polícia.

 

EVENTO PARALELO

O ex-prefeito Nardão organizou um evento paralelo em sua residência na manhã da sexta-feira da semana passada, quando foi inaugurado o biodigestor da indústria Tereos. Cerca de 10 prefeitos e muitos vereadores da região estiveram com Nardão e o deputado Geninho para um café da manhã, com imprensa e tudo, para depois seguirem ao evento oficial. Foi apenas coincidência ou o tabuleiro da sucessão municipal já começou a ser mexido?

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

leia também

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.