SÃO FURTADO
O furto em igrejas é um fenômeno antigo, que atinge até as capelas das regiões rurais. A última notícia vem de Ibirarema, da Água da Linguiça, onde foi furtada a imagem de São Jerônimo da capela do bairro. Não é um santo muito popular, mas pode ser que o ladrão seja devoto ou tenha gostado dos detalhes da estátua. Jerôminho pode aparecer nos classificados do Muambeiro.
FURTO OU SEQUESTRO
Reza a lenda que o furto, ou o sequestro, de santos de residências ou igrejas serve de simpatia para trazer chuva em tempos de seca, com preferência para São José, que seria especializado em mudar o tempo. É possível que o ladrão tenha se confundido com a imagem e levado Jerônimo no lugar de José, mas mesmo assim o domingo amanheceu com muita chuva em Ibirarema. Falta devolver.
REDE SANTA DE EVENTOS
Palmital tem poucos espaços particulares para festas e eventos, enquanto as igrejas estão criando uma rede de salões de festas que garantem a realização de quermesses o ano todo. Como cada santo tem sua data própria e protege um bairro específico, os eventos religiosos se multiplicam durante o calendário e se espalham por todos os bairros. A concorrência com o comércio é forte.
VEJA ESTA E OUTRAS NOTAS DE HUMOR, SÁTIRA, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA NAS VERSÕES IMPRESSAS DO JC – Promoção de assinatura R$ 100,00 por seis meses.
