Reações no WhatsApp: internautas debatem se acabou a desculpa para o vácuo

Atualização permite que usuários interajam em conversas com emojis, sem precisar escrever uma resposta. No Twitter, perfis comentam a possibilidade de agora encerrar a conversa de forma mais ‘educada’. 

WhatsApp libera reações com emojis em mensagens — Foto: Divulgação 

As reações do WhatsApp começaram a chegar para mais usuários nesta semana e um questionamento foi levantado: chegou o fim do vácuo? 

Isso porque, agora, a pessoa não precisa se dar ao trabalho de responder com mensagem ou áudio, basta reagir com um destas opções: 👍❤️😂😮😢🙏. 

O termo vácuo – que significa a condição de um local completamente vazio, sem a presença de quase nenhum tipo de matéria – é usado como gíria para se referir a quando uma pessoa é ignorada em uma interação, seja online ou presencial. 

A ferramenta de reações está chegando aos poucos no WhatsApp, em atualizações do aplicativo para os sistemas Android e iOS. A ideia por trás das reações, segundo o próprio WhatsApp, é que os usuários economizem tempo e tornem as conversas mais divertidas. 

Para alguns dos internautas que já não gostavam de gastar muito tempo digitando ou gravando uma resposta, o recurso chegou em boa hora, permitindo tornar esse silêncio mais “educado”, brincou uma usuária no Twitter. 

A situação é um alívio para usuários que podem ter um certo peso na consciência por não responderem as mensagens recebidas: 

Para outros internautas, agora, ser deixado no vácuo ganhou um significado ainda maior: 

Mas nem todo mundo considera as reações uma resposta de fato. Para essas pessoas, se não tem uma mensagem, então ainda é considerado vácuo: 

Tem até quem já deixou avisado que vai economizar palavras: 

A ferramenta pode, ainda, ser uma boa saída para quando acabou o assunto:

https://twitter.com/mant_anac/status/1524129516414713857?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1524129516414713857%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fd-40562169991285527721.ampproject.net%2F2204292129000%2Fframe.html

Fonte: G1 

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.