Receita começa a receber declarações do Imposto de Renda
Compartilhe

 

Os contribuintes obrigados a acertar as contas com o leão podem enviar desde as 5h desta quinta-feira (7 de março) as declarações do  Imposto de Renda com relação ao exercício de 2018. A expectativa é de que 30,5 milhões de documentos sejam entregues à base de dados da Receita Federal até o dia 30 de abril, quando termina o prazo para o procedimento.

 

A transmissão da declaração pode ser realizada no período entre às 5h e 0h59. A exceção fica por conta do último dia de entrega, quando o sistema será fechado às 23h59. Programa do Imposto de Renda 2019 já está disponível para download. (Clique aqui para acessar a página da Receita Federal). A declaração deve ser apresentada pela Internet, por meio da funcionalidade “Entregar Declaração” do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda 2019.

 

Além do programa disponível para instalar em computadores, o acerto de contas com o Fisco pode ser realizado a partir de dispositivos móveis, tablets e smartphones, mediante a utilização do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível no Google Play e na AppStore.

 

Uma novidade da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda relativa a 2018 é que o contribuinte precisará informar o CPF de todos os dependentes, incluindo bebês nascidos em 2018. No ano passado, só eram obrigatórios os dependentes para maiores de 8 anos. Até 2017, era obrigatório informar o CPF dos dependentes maiores de 12 anos. Neste ano, o contribuinte vai poder saber no dia seguinte à entrega da declaração se tem alguma irregularidade ou se caiu na malha fina. Antes, levava até 15 dias.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta