Região próxima a Palmital registra tremor de terra, aponta Centro de Sismologia da USP

A região de Tupã, a aproximadamente 130 quilômetros de Palmital, registrou um tremor de terra na noite de quinta-feira (24/09). O evento foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP e também pelo Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB). A intensidade entre 2,4 e 2,5 de magnitude.

Segundo o técnico do Centro de Sismologia da USP, José Roberto Barbosa, que fez o registro do tremor, o fenômeno aconteceu às 21h49 e é considerado leve e corriqueiro.

Tremor de terra foi registrado em Tupã — Foto: TV TEM/Arquivo
Tremor de terra foi registrado em Tupã

“Quando ocorre em áreas descampadas, na zona rural, as pessoas não sentem tanto. No entanto, quando ocorre mais próximo da cidade, ainda mais durante à noite, quando tudo tende a estar mais calmo, algumas pessoas acabam sentindo”, explica.

Ainda de acordo com o técnico, o tremor é causado por movimentação das placas tectônicas, que possuem falhas geológicas, causando pequenos tremores.

No Observatório de Sismologia da UNB foi registrado um tremor de 2,5 localizado em Herculândia, que fica a 17 km de Tupã.

Segundo o professor e chefe do observatório, Marcelo Rocha Peres, trata-se do mesmo evento e é normal essa variação na magnitude. Ainda de acordo com o observatório, o evento foi registrado por quatros estações de sismologia.

Observatório da UNB também registrou o evento na região de Tupã  — Foto: Observatório de Sismologia da UNB/ Reprodução
Observatório da UNB também registrou o evento na região de Tupã

Relatos de moradores

Moradores de Tupã falaram sobre o tremor nas redes sociais  — Foto: Facebook/ Reprodução
Moradores de Tupã falaram sobre o tremor nas redes sociais

O tremor em Tupã gerou repercussão nas redes sociais. Moradores de diversos bairros da cidade relataram que sentiram o tremor de terra. “Moro no Casari, tremeu aqui também”, contou um morador. “Percebi a janela balançar aqui na Marajoara”, comentou outro usuário.

Alguns moradores contaram que não é a primeira vez que um tremor de terra atinge Tupã e outros comentaram sobre um forte barulho que pôde ser ouvido na cidade de madrugada. “Tive a impressão de que o teto estava vindo abaixo”, admitiu um usuário.

Tanto a Defesa Civil como o Corpo de Bombeiros informaram que não houve solicitações de moradores em relação ao tremor desta quinta-feira.

Em julho de 2018, a região também registrou um tremor leve, de magnitude 2.8. Na época, um morador da cidade fez um registro ao vivo do fenômeno, que também foi sentido por moradores de Bastos e Herculândia.

Na época, o Corpo de Bombeiros de Tupã recebeu mais de 100 ligações de pessoas assustadas sem saber o que tinha acontecido.

Relatos de moradores de vários bairros foram compartilhados nas redes sociais — Foto: Facebook/ Reprodução
Relatos de moradores de vários bairros foram compartilhados nas redes sociais

FONTE: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.