A partir da próxima sexta-feira (16/08) estão liberadas as campanhas das eleições municipais de 2024. O período para que os candidatos registrados pelas coligações, federações e partidos possam divulgar propostas e pedir votos dos eleitores vai até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro. Porém, há prazos estabelecidos para a divulgação de propagandas em meios de comunicação e internet.
Durante os 45 dias, os candidatos podem apresentar projetos e direcionamentos ideológicos, participar de caminhadas e carreatas, fazer uso de meios publicitários permitidos na lei, como jornais, carros de som, folhetos e horário de rádio e TV, para divulgar suas propostas, seguindo as regras estabelecidas para conteúdo em internet. Os postulantes aos cargos públicos não podem oferecer brindes ou qualquer outra vantagem aos eleitores.
CANDIDATURAS – Nesta quinta-feira (15/08), conforme determina o calendário eleitoral, termina o prazo para os registros de candidaturas à Justiça Eleitoral, cujos pedidos devem constar no Sistema de Candidaturas — módulo externo (CANDex). Na Justiça Eleitoral da Comarca, estão sendo apresentados os nomes para concorrer aos cargos de prefeito, vice e vereador dos municípios de Palmital Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina.
Conforme consulta feita pelo JC ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã de quarta-feira (14/08), quase todos os partidos e coligação da Comarca já haviam formalizado os pedidos de registro de candidaturas. Em Palmital, havia registros do prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes e do vereador Carlos Eduardo da Silva, o Galo, para a disputa da Prefeitura, além dos postulantes aos cargos de vereador.
Em Ibirarema, estavam formalizados os pedidos de registro de candidatura do prefeito Camachinho, da vereadora Simone Matias, do advogado Emerson Adolfo de Góes e do agricultor Mateus Cavuto, além dos respectivos vereadores de cada partido que realizou convenção. Em Campos Novos, havia apenas o registro do prefeito Flávio do Posto, junto com seus pré-candidatos à Câmara Municipal, faltando o registro do ex-vereador Gil Guerreiro.
Em Platina, estavam formalizados os pedidos de registro de candidatura do vice-prefeito Abel Alves da Silva, do ex-prefeito Donizete Ferreira de Lima e do agricultor Luizinho Ambrozim para a disputa da Prefeitura, além de vereadores nas chapas. Os registros serão avaliados pela Justiça Eleitoral da Comarca, que fará a conferência da documentação e as condições de elegibilidade dos políticos.