Religiosos ‘driblam isolamento’ e apostam na tecnologia para promover reuniões online

A pandemia do coronavírus mudou a rotina das organizações religiosas. Por causa da recomendação para se evitar aglomerações, alguns líderes espirituais tiveram que fechar os centros e passaram a apostar na tecnologia como forma de continuar a cuidar dos fiéis.

Em Salvador, religiosos Testemunha de Jeová promovem reuniões por meio de um aplicativo. Por ele, uma sala virtual é criada, e os fiéis podem assistir ao encontro, além de interagir com o palestrante.

“As reuniões são realizadas semanalmente em locais físicos, os chamados Salões do Reino. Com o decreto de prefeitura e preocupado com a questão de saúde, as Testemunhas de Jeová resolveram continuar se reunindo. Só que encontramos um meio, que são as reuniões por videoconferência”, explica Josenilton Santos, superintendente e porta-voz de Congregação do Curuzu, em Salvador.

"Pela licença que contratamos, temos permissão de colocar 100 pessoas conectadas", diz Josenilton Santos — Foto: Testemunhas de Jeová

“Pela licença que contratamos, temos permissão de colocar 100 pessoas conectadas”, diz Josenilton Santos — Foto: Testemunhas de Jeová

Josenilton conta que, embora a licença do aplicativo permita até 100 pessoas em uma mesma reunião, esse número pode ser bem maior.

“Adquirimos licença em um aplicativo de videoconferência. Toda semana, duas vezes, estamos reunidos para fazer considerações. A congregação custeia. Pela licença que contratamos, temos permissão de colocar 100 pessoas conectadas”, conta.

“Nós conseguimos fazer a transmissão pelo Youtube. Podemos encaminhar por ele, com um número ilimitado de pessoas pode assistir. A diferença é que, aqueles que estão conectados pelo Youtube, não participam. Os que estão no aplicativo, eles dão um sinal com a mão e participam”, explica.

A iniciativa foi bem aceita pelos fiéis, que têm acompanhado as reuniões em número semelhante ou até superior ao dos encontros físicos, antes realizados.

“A adesão tem sido muito grande. Na última semana, nós tivemos um discurso especial e uma assistência de 156 pessoas presentes. Normalmente, nosso Salão do Reino, eventos como esse chegam, a assistência chega a 160, 170 pessoas porque o discurso especial é um evento diferenciado. Habitualmente, nossa assistência chega a 110, 115 pessoas. Meio de semana fica em torno de 98, 102 pessoas. Usarmos esse método não está sendo muito diferente. Está dentro do objetivo que aguardamos, com um diferencial. Evento virtual você pode comportar mais pessoas”, completa Josenilton.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.