Reunião discute liberação de pesquisa do Ibope sobre Covid-19 em Bauru

Pesquisa tinha começado na semana passada na cidade, mas foi interrompida pela prefeitura após denúncias de moradores. Executivo alega que técnicos que realizam coleta de materiais não são profissionais da saúde, entre outras irregularidades; Ibope afirma que todos os envolvidos foram treinados.

A Comissão Científica e de Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (SP) deve decidir em reunião prevista para ser realizada nesta segunda-feira (18) sobre a continuidade de pesquisa feita pelo Ibope sobre a Covid-19 na cidade.

Na semana passada, o levamento feito pelos técnicos do instituto em bairros da cidade foi interrompido após a Secretaria de Saúde receber denúncias de moradores.

Segundo a prefeitura, já existem tratativas entre o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e o Ministério da Saúde sobre legalidade do projeto, posto que os técnicos que realizavam a coleta do material para a pesquisa do Ibope não são profissionais de saúde habilitados.

Também foi constatado o uso inadequado de EPI´s e da manipulação de resíduos infectantes. Por este motivo a secretaria de Saúde de Bauru, em reunião com o responsável pelo trabalho, na última quinta-feira (14), suspendeu de forma temporária a realização dos testes até que tais irregularidades fossem resolvidas.

A pesquisa nacional intitulada “A evolução da prevalência de infecção de Covid-19 no Brasil” visa mapear a propagação do coronavírus. De acordo com o coordenador do trabalho em Bauru, Edmilson Zumba os técnicos foram contratados pela Universidade Federal de Pelotas, em um estudo financiado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Edmilson Zumba, uma equipe do Ibope de São Paulo está em Bauru com 16 técnicos treinados por biomédicos na capital. Eles chegaram a realizar dez testes rápidos para detectar a Covid-19 na cidade, antes da interrupção do trabalho.

Ao todo estão previstas coletas de 250 amostras em 25 setores da cidade. Serão duas amostras por domicílio, mediante realização de sorteio entre os moradores.

Segundo o Ibope, em todos os estados brasileiros serão recolhidas 33 mil amostras para realização de testes rápidos visando identificar pessoas atingidas pelo coronavírus.

“Todos os nosso entrevistadores foram testados antes de ir a campo e utilizam todos os equipamentos de segurança e todos foram treinados por biomédicos. É bastante simples esse processo que vai contribuir com a definição das políticas públicas a partir dessa pesquisa em relação ao isolamento social e o controle da pandemia”, explica a CEO do Ibope, Márcia Cavallari Nunes.

A medida de suspensão adotada tem como fundamento a função da Secretaria de Saúde em zelar pela saúde, bem-estar e segurança da população. Sem as medidas de precaução necessárias, a continuidade na realização dos testes pela pesquisa do Ibope traria maior risco a população, podendo inclusive contribuir para a propagação do coronavírus no município.

O secretário de saúde, Sérgio Henrique Antonio enfatiza que “a SMS apoia toda pesquisa que envolva maior conhecimento sobre a doença, desde que não incorra em riscos tanto para os trabalhadores quanto para a população envolvida. A empresa Ibope poderá trabalhar desde que dentro das normas legais e de segurança”.

FONTE:G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.