Novos temporais são esperados no Rio Grande do Sul neste fim de semana, com previsão de um volume de chuva que pode ultrapassar os 150 milímetros em grande parte do estado gaúcho, com informações do G1.
Essa projeção chega em um momento crítico, com o estado já contabilizando mais de 126 mortos e mais de 141 desaparecidos devido às chuvas recentes, deixando 408,1 mil pessoas deslocadas, sendo 70,7 mil em abrigos e 337,3 mil em casas de familiares ou amigos.
A Climatempo aponta que essas chuvas devem ser mais intensas devido à passagem de uma nova frente fria pela região e ao crescimento de uma área de baixa pressão no litoral gaúcho. Esses dois sistemas climáticos estão criando um cenário propício para o choque entre o ar quente e úmido vindo do litoral e a massa de ar frio, resultando na formação de nuvens mais carregadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as chuvas serão mais intensas no centro-leste e nordeste do estado, afetando também a região metropolitana de Porto Alegre.
Domingo (12/05) é apontado como o dia com maior volume previsto, podendo superar os 80 milímetros, o que aumenta a preocupação com possíveis inundações, especialmente na região de bacias do Guaíba, onde há risco de o nível de água ultrapassar os 5 metros.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que as bacias da região, especialmente próximas ao Rio Caí e no Vale do Rio Taquari, devem receber o maior volume de chuva.
Diante das inundações já ocorridas e das previsões de novas chuvas, o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para os possíveis riscos, dividindo-os em duas categorias: geológicos, como deslizamentos de terra e desabamentos, e hidrológicos, que incluem inundações, alagamentos de áreas rebaixadas e extravasamento de rios e canais.
Fonte: DCM