Roda de narguilé pode ser responsável por seis casos confirmados de coronavírus em Andirá
Compartilhe

Na noite deste domingo a Secretaria da Saúde de Andirá recebeu mais dois resultados positivos de COVID-19, elevando para seis o número de infectados no município. A roda de narguilé é a mais provável causa dos novos infectados.

 

Segundo informou a prefeita Ione Abib e a secretária de saúde Ednyra Godoy, na manhã de segunda-feira (25/05), em seu Boletim diário, os dois novos casos estão relacionados aos 3 casos que estavam em isolamento, os quais passaram por roda de narguilé.

 

“A narguile e o tererê são meios passivos de transmissão, se alastra e muitos não estão levando a sério”, destacou Ednyra. A secretária relatou ainda que por este meio Andirá pode ter mais nove jovens que estiveram nessa roda de narguilé e que podem dar como positivo para o Covid-19, que estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Ednyra alertou também aos que souberem de quem teve contato com roda de narguile, que procurem a Secretaria de Saúde para que sejam tomadas as providências necessárias, a fim de que possa ser feito o monitoramento e isolamento, como também a coleta de exames a quem tenha os sintomas. “Há também o caso dos assintomáticos que podem estar contaminados e, por não ter sintomas, podem estar transmitindo o vírus”, finalizou.

 

A prefeita Ione deixa um grande alerta aos munícipes para que levem a sério o uso de máscaras e os demais itens de prevenção que foram implantados pela Secretaria Municipal de Saúde: distanciamento, uso do álcool gel, sair somente o necessário, entre outros. Atualmente, o município de Andirá tem hoje 6 casos, com 2 recuperados, 4 em recuperação.

Fonte: Gazeta 369

Compartilhe

Deixe uma resposta