Rosto de múmia egípcia grávida é reconstituído por cientistas; veja imagem

Reconstruções foram feitas a partir de estudos forenses. Principal teoria aponta que a múmia teria sido uma mulher que morreu aos 20 anos de idade, com 28 semanas de gravidez, muito provavelmente por causa de um câncer.


Um grupo de cientistas do “Projeto Múmia de Varsóvia” revelou na última semana duas reconstituições digitais do rosto do único exemplar conhecido de uma múmia egípcia grávida, feitas a partir de estudos forenses e antropológicos (veja acima).

O Museu Nacional de Varsóvia, na Polônia, usa essa tecnologia para analisar sua coleção desde 2015 e as imagens da reconstrução do rosto da “Senhora Misteriosa” foram divulgadas em uma postagem no Facebook do projeto.

Segundo os pesquisadores envolvidos na empreitada, tomografias computadorizadas e raios-X foram utilizados no processo, resultando em duas imagens semelhantes.

Em ambas as reconstituições é possível ver que a famosa múmia grávida que morreu em meados do século 1 a.C. tinha cabelos escuros-ondulados, olhos castanhos e uma pele negra.

“Nossos ossos e o crânio em particular fornecem muitas informações sobre o rosto de um indivíduo”, explica a antropóloga forense italiana e integrante do projeto Chantal Milan.

“Embora não possa ser considerado um retrato exato, o crânio, como muitas partes anatômicas, é único e mostra um conjunto de formas e proporções que aparecerão parcialmente na face final”.

Pesquisadores fazem uma tomografia computadorizada da múmia. — Foto: A. Leydo - Warsaw Mummy Project
Pesquisadores fazem uma tomografia computadorizada da múmia. — Foto: A. Leydo – Warsaw Mummy Project

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.