Clube de serviços foi fundado em abril de 1954
O Rotary Club de Palmital promoveu noite festiva, na segunda-feira da semana passada (15/04), para comemorar seus 70 anos de fundação no município, tempo em que seus integrantes participaram de grande número de ações solidárias, educacionais e de eventos sociais e beneficentes. A festiva realizada no Armazém Biazon, com a presença de associados, rotarianos de outras cidades e convidados, celebrou a longa história de trabalho cultural, social e de prestação de serviços.
A presidente Larissa de Souza, acompanhada dos membros do Rotary de Palmital, recebeu convidados e companheiros de clubes de Assis, Campinas, Cândido Mota e Bauru, além do ex-governador regional Ricardo de Maio Bermejo. Marco Antônio de Araújo, governador do Distrito 4510 no Ano Rotário 2025-26, participou acompanhado da governadora assistente Juliana Gonzales. Participaram também Rogério Bergonso Moreira, da Loja Maçônica Cavaleiros do Planalto, e o presidente da Apae, Álvaro Abud.
O empresário Ataliba Aleixo Filho, que comandou o clube de Palmital entre 1995 e 1996, falou da importância do Rotary, que construiu sua sede própria na década de 90, e destacou o impacto positivo da entidade na sociedade palmitalense. Ele recebeu o diploma de “Mérito Rotário” juntamente com os ex-presidentes Janeti Maria do Carmo Martins, Carlos Henrique Pyles, Alexandre Andrade da Silva, Álvaro Abud, Milton Pyles e Joelson de Oliveira Rosa (Kita).
“O Rotary Club de Palmital é extremamente agradecido a todos esses presidentes que contribuíram com nossa instituição e também àqueles que não puderam estar presentes na cerimônia, mas que sempre estarão presentes na lembrança do nosso clube”, destacou Larissa. No evento, a presidente recebeu o título Paul Harris, honraria de reconhecimento aos associados que contribuem com a Fundação Rotária para financiar projetos humanitários ao redor do mundo.
HISTÓRIA – O Rotary de Palmital faz parte de uma rede internacional de clubes de serviços que começou nos Estados Unidos e se expandiu para muitos países do mundo. Conforme o livro “Palmital Centenária – Dos Picadões à Internet – 1920-2020”, de autoria do jornalista Cláudio Pissolito, diretor-fundador do Jornal da Comarca, em Palmital o clube foi instalado em 16 de Abril de 1.954 por um grupo encabeçado por Alcides Prado Lacreta, Aparecido Zancheta, Osiris Magalhães, Oscar Zancheta, Wady Zugaiar, Vicente Leone, Anor Cordeiro, Vicente de Rosis e Waldyr Faro.
Inicialmente, as reuniões e as festivas aconteciam em restaurantes da cidade, como do Zelão (depois Carlito), do Geraldão, e depois nos salões do Country Club, até a construção da sede própria nos anos de 1990, nas proximidades do Horto Florestal. Respeitando o lema da criação do Rotary em 1911, “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, o clube desenvolveu diversas ações nas áreas de assistência social e educação em Palmital. Posteriormente, houve a formação clubes para reunir adolescentes (Interact Club) e jovens (Rotaract Club).
Nos anos de 1960, o trabalho do Rotary viabilizou a construção de uma escola nas proximidades do trevo de acesso a Palmital pela rodovia Raposo Tavares, onde também foi instalado um Marco Rotário. A entrega da obra contou com presença do governador rotário da região e de rotarianos históricos. Entre os presentes ao evento estavam Aparecido Zanchetta, José Leone, Waldyr Faro, Alexandre Derani, Vicente de Rosis, Cristiano Frandsen, Romeu Buchala, Cherubim de Mattos, Alcides Prado Lacreta e Oscar Zanchetta. Atuando pelo bem da humanidade e trabalhando em colaboração com entidades públicas, o Rotary Internacional liderou campanhas de saúde e foi decisivo no enfrentamento à paralisia infantil no mundo por meio do financiamento de vacinas pela campanha “Pólio Plus”. Em Palmital, o clube reuniu diversas gerações de profissionais que se engajaram em trabalhos de apoio a entidades, auxiliando na realização de ações beneficentes e buscando recursos para a manutenção de várias instituições que prestam serviços à população.