Saae mantém serviço gratuito com carro-pipa para abastecimento domiciliar de água em Palmital

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Palmital mantém programa de manutenção de um sistema de saneamento básico que atenda às necessidades da população, principalmente nos períodos mais afetados por fatores climáticos extremos.

Uma medida importante é a manutenção de serviço gratuito de carro-pipa para abastecer emergencialmente residências e prédios comerciais que sofrem com a diminuição da pressão da água em áreas mais elevadas da cidade.

O diretor do Saae, Luis Antônio Ferreira, disse ao JC que Palmital sofre com estiagens desde o ano passado e, que, em 2024, a situação se agravou com a redução na frequência e na intensidade das chuvas. “É um clima que não se viu nos últimos 70 anos”, destacou.

Ele informou que houve considerável redução na vasão de água nas minas do Horto Florestal, responsável pelo maior volume de água captado pela autarquia, e também rebaixamento do lençol freático que abastecem os poços.

Luis Ferreira disse que, conforme estimativa do Saae, foi registrada uma queda de 30% no volume de produção diária de água em Palmital, cujo consumo tem tendência de aumentar em decorrência do tempo quente e extremamente seco.

De acordo com o diretor, a ausência de disponibilidade hídrica são percebidos em áreas de topografia mais elevada, como as regiões próximas ao centro da cidade e na área do bairro Paraná.

O diretor do Ssae explicou que, como a água é distribuída por gravidade, os locais mais elevados nas proximidades dos reservatórios sofrem com a redução da pressão, impedindo até o enchimento das caixas dos imóveis.

Luis Ferreira destacou que o maior consumo se verifica nas sextas-feiras e nos sábados, principalmente devido à realização de faxinas em residências e ao maior período de permanência das pessoas em casa.

Para atender casos de indisponibilidade de água, Luis Ferreira informou que o Saae mantém plantão diário para atender solicitações com o uso de caminhão-pipa para o enchimento das caixas dos imóveis.

O serviço é gratuito e, segundo o diretor, o atendimento geralmente é realizado com rapidez por meio da injeção de água pelos cavaletes das residências, garantindo reserva hídrica para as atividades cotidianas.

De acordo com Luis Ferreira, os clientes podem fazer a solicitação sete dias por semana por meio dos telefones (fixo, celular e WhatsApp) indicados na conta de água.

O diretor afirmou ainda que o Saae realiza trabalho permanente com o intuito de superar das dificuldades apresentadas pelos fatores climáticos que impactam na produção de água e garantir a manutenção do sistema de saneamento básico que atenda a todas as necessidades da população.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.