Santa Casa de Misericórdia de Palmital comemora 63 anos de atendimento

A Santa Casa de Misericórdia completa neste domingo (29/09) seu 63 anos de funcionamento em Palmital. A entidade foi criada por pessoas da comunidade palmitalense com a proposta de garantir serviços médico-hospitalares de qualidade para proporcionar melhor qualidade de vida à população. A instituição é um dos principias instrumentos de saúde pública no município e garante atendimento gratuito às pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Inspirada nos preceitos bíblicos da Misericórdia, a Santa Casa nasceu dos ideais de Manoel Leão Rego, que foi um dos mais importantes políticos da história de Palmital e ocupou a Prefeitura por três mandatos. O benemérito doou o terreno de 5 mil m² no bairro Paraná e lançou a pedra fundamental em 29 de setembro de 1.956.

Por meio de mobilização de pessoas da comunidade e de campanhas solidárias, houve a construção do prédio da Santa Casa com diversos leitos, centro cirúrgico e maternidade. A inauguração ocorreu em 29 de setembro de 1.961, iniciando o funcionamento do hospital que passou atender toda a população de Palmital. 

Durante seu processo de desenvolvimento, a Santa Casa passou por processo de aprimoramento nos serviços por meio da contratação de profissionais para várias especialidades e dos investimentos em equipamentos, tornando-se um centro médico para atendimento a casos de média complexidade. A Santa Casa mantém o Pronto-Socorro Municipal e o Centro de Diagnóstico, onde são realizadas consultas e exames.

Em 2021, durante as comemorações dos 60 anos, o prefeito Luis Gustavo anunciou o plano de modernização da entidade. Desde então, o hospital ganhou reforma da Ala Dr. Isoaldo Abud, destinada aos pacientes do SUS. Houve ainda a adequação da ala A, destinada a pacientes de convênios e particulares. Em fevereiro deste ano, a Santa Casa e a Prefeitura deram mais um importante passo na excelência ao elevar o padrão de atendimento com a entrega das novas instalações do Pronto-Socorro Municipal.

As novas e modernas instalações do Pronto-Socorro, viabilizadas com recursos catados em Palmital e verbas governamentais, contam com modernos equipamentos, incluindo raios-x digital, para os serviços de urgência e emergência prestados gratuitamente à população. Atualmente, em nova etapa do programa de modernização, há a finalização do projeto da ala lateral do Pronto-Socorro, que será destinada aos setores de administração do hospital.

Por meio da parceria com o município, a Santa Casa também incrementou serviços em especialidades médicas e exames, incluindo a realização de mutirões e a prestação de serviços para outros municípios, tornando a entidade uma referência para a região.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.