A Santa Casa de Palmital passou a contar com um aparelho de videolaparoscopia 4K, equipamento moderno que amplia a capacidade do hospital em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos aos pacientes da rede pública de saúde. Com a nova aquisição, a instituição se torna o único hospital da região a contar com dispositivo que utiliza câmeras de ultra-alta definição (UHD) para oferecer imagem quatro vezes mais nítida que o Full HD,
A videolaparoscopia permite a realização de cirurgias com incisões menores, utilizando uma câmera e uma tela para guiar o procedimento. Na prática, essa técnica pode contribuir para um pós-operatório com menos dor e recuperação mais rápida, conforme a indicação médica de cada caso. O equipamento está previsto para entrar em uso a partir de fevereiro em cirurgias de pacientes atendidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde -.
A apresentação do equipamento foi feita por meio de vídeo divulgado pelo prefeito Luís Gustavo na terça-feira, quando ele reforçou a importância da conquista que beneficia os pacientes atendidos pela Santa Casa. O cirurgião Marcelo Ferreira também destacou o pioneirismo do hospital em nível regional, em adquirir o equipamento que melhora a estrutura de atendimento e amplia a oferta de procedimentos.
De acordo com o interventor administrativo João Victor Ronqui, a equipe médica recebeu capacitação inicial para utilização do aparelho na semana passada e ainda estão previstos novos treinamentos para garantir a padronização dos procedimentos e o uso seguro da tecnologia. Segundo ele, o equipamento foi adquirido com recursos viabilizados por emenda parlamentar da deputada federal Maria Rosas, que atendeu solicitação do município para investimento na Santa Casa.













