A Prefeitura de Palmital divulgou no final de semana, quando fez a última atualização da situação epidemiológica, que um idoso necessitou de internação na Santa Casa de Misericórdia com Síndrome Respiratória Aguda Grave e foi notificado como caso suspeito de coronavírus. O novo paciente, que estava em isolamento até a manhã desta terça-feira (12/05), passou pela coleta de secreção nasal e oral (swab) e o material do exame foi encaminhado para análise no Instituto Adolf Lutz de Marília.
“Informamos que houve uma nova internação na Santa Casa de Misericórdia de Palmital. O paciente, da faixa etária de 60 anos, é cardiopata e hipertenso; está no setor de isolamento do covid-19, estável e faz uso de oxigênio intermitente. Foi coletado swab (secreção nasal e oral) e encaminhado para exame”, diz trecho da nota emitida pela Prefeitura na sexta-feira (08/05). O paciente apresentou melhora, mas ainda permanecia internado até a manhã de ontem.
Segundo a secretária de Saúde Daniele Andrade dos Santos, a situação da doença está controlada em Palmital, com apenas um caso diagnosticado da doença no mês passado. Na semana passada, houve a notificação do caso de um paciente da faixa etária de 50 anos que apresentou síndrome respiratória grave e foi internado em um hospital particular de Assis. O doente foi para ala de isolamento e não necessitou de respiração artificial, tendo quadro estável.
De acordo com Daniele não havia até o início da tarde de ontem os laudos dos dois casos considerados como suspeitos para que a Secretaria de Saúde pudesse descartar ou confirmar a infecção pelo coronavírus. O último informativo apontou que foram realizadas 9 notificações para a doença desde o início da pandemia, com um caso positivo, cujo paciente se curou, e seis negativos, incluindo duas pessoas que morreram em hospitais e tiveram resultados de exames que descartaram o covid-19.
Daniele também destacou o empenho da Secretaria de Saúde em incentivar a prevenção à doença, divulgando informações e fazendo alertas para os cuidados com higiene, incluindo a utilização de máscaras para proteção respiratória e uso do álcool gel para assepsia das mãos, bem como as medida para garantir o distanciamento social e evitar aglomerações em locais de grande circulação. A Prefeitura também faz aplicação de água com solução de cloro para combater o vírus em ruas, praças, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde.