“Segunda Lua” é descoberta por cientistas na órbita da Terra

Astrônomos da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, descobriram um pequeno asteroide, com apenas 10 metros de diâmetro, que está atualmente na órbita da Terra. Nomeado de “minilua”, o objeto, oficialmente conhecido como 2024 PT5, é um fragmento da Lua original e deverá permanecer na órbita terrestre de 29 de setembro a 25 de novembro, antes de continuar sua jornada pelo sistema solar.

De acordo com os cientistas, a “minilua” é um objeto natural formado no cinturão de asteroides de Arjuna. Raúl de la Fuente Marcos, responsável pela descoberta, garante que não há risco de impacto com a Terra. “Sem dúvidas, é um objeto natural”, afirmou o astrônomo. A presença desse asteroide é temporária, e ele deve retornar à órbita da Terra em 2025, daqui a 31 anos.

Especialistas observam que “miniluas” são difíceis de identificar e categorizar devido à sua órbita peculiar. Em 2015, a nave Gaia da ESA foi confundida com uma nova Lua da Terra, exemplificando o desafio de rastrear esses pequenos corpos celestes.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.