O bispo da Diocese de Presidente Prudente (SP), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, divulgou na sexta-feira (12/03) uma nota pastoral suspendendo as missas e celebrações com a participação dos fiéis na Igreja Católica, em 26 cidades do Oeste Paulista, em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19 e das novas medidas adotadas pelas autoridades municipais e estaduais para o enfrentamento do novo coronavírus.
As medidas determinadas pelo bispo, que têm abrangência sobre os municípios vinculados à Diocese de Presidente Prudente, valem a partir de segunda-feira (15/03), contemplam o total de 14 recomendações e seguem em vigor por tempo indeterminado.
Uma das orientações é para que a comunidade diocesana acompanhe as missas de forma on-line. Está autorizada a distribuição da Eucaristia na porta das igrejas, com os fiéis dentro dos carros, ao final dessas celebrações, no chamado sistema de drive-thru.
Em relação aos grupos de oração, encontros da catequese e de pastorais, formações, retiros e demais atividades que reúnem público, caso não possam ser realizadas virtualmente, a recomendação é para que sejam suspensas.
Na quinta-feira (11/03), o governo do Estado de São Paulo anunciou a fase emergencial, que prevê regras mais rígidas de funcionamento da fase vermelha da quarentena. As medidas passam a valer a partir de 15 de março e devem permanecer até o dia 30 deste mês.
A gestão estadual suspendeu a liberação para realização de cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas, além de todos os eventos esportivos, como jogos de futebol, e instituiu o toque de recolher das 20h às 5h.
Atividades religiosas, como missas e cultos, não podem mais ocorrer presencialmente, mas igrejas permanecem abertas, conforme a determinação do governo paulista.
“Ainda vivemos as incertezas deste tempo de pandemia causada pela Covid-19 e, em virtude desta situação atual de agravamento por todo o território nacional, aceleração do contágio viral, a situação dos internados e os que aguardam leitos e o colapso do sistema de saúde, exige-se cuidado e medidas de contenção urgentes e fundamentais, acatando as determinações das autoridades responsáveis”, afirma o bispo.
“Tendo em vista o bem e santificação de todo o povo de nossa Igreja Particular, achamos por certo publicar, em consonância às novas restrições difundidas pelas autoridades do Estado para conter o crescimento da pandemia, estas orientações que visam ser um instrumento de comunhão para todos nós”, salienta o líder religioso.
AS INSTRUÇÕES SÃO AS SEGUINTES:
Sejam cumpridas com rigor todas as orientações advindas das autoridades responsáveis pela saúde pública.
Ficam suspensas todas as Santas Missas e Celebrações da Palavra com participação pública de fiéis a partir de 15 de março de 2021 até que novas medidas sejam adotadas pelas autoridades públicas.
De modo extraordinário, neste período de impedimento de participação presencial, todos os fiéis ficam dispensados da obrigação de participar das missas dominicais e dos demais dias de preceito.
Os párocos providenciem a transmissão das celebrações via on-line, auxiliados por uma equipe estritamente necessária.
Fica autorizada a distribuição da Eucaristia para os fiéis que participarem das missas transmitidas ao vivo pelas paróquias ou pelas redes de televisão, após o término da celebração, diretamente em seus veículos (no sistema de drive-thru);
Durante o período da Quaresma, observando todas as orientações sanitárias, dedica-se ao atendimento individual das confissões dos fiéis, facilitando aos mesmos o acesso ao Sacramento da Penitência.
Que os encontros de catequese sejam todos realizados via on-line; também, as atividades pastorais, como grupos de reflexão, reuniões de conselhos, grupos de orações, formações, retiros, encontros diversos e demais atividades que possam reunir público, caso não possam ser realizadas via on-line, sejam suspensas e/ou adiadas.
As igrejas, onde for possível, permaneçam abertas para as visitas ao Santíssimo Sacramento e às orações individuais dos fiéis.
Quanto às manifestações públicas de piedade popular, sejam suspensas as novenas, procissões, vias-sacras e/ou outras devoções.
Desde já, fica autorizada, dentro da Semana Santa, a realização da iniciativa de levar Jesus Eucarístico em “visita ao povo”, vivenciada por algumas das paróquias no ano de 2020. Para a realização desta iniciativa, algumas observações: este deve ser um momento de oração, espiritualidade e serviço silencioso na presença do Santíssimo Sacramento; o trajeto deve percorrer o quanto possível, todo o território paroquial; seja previamente comunicado ao povo, porém, orientado que, ao manifestar sua alegria e confiança no Senhor, não forme aglomerações nem siga em procissão o carro com o Santíssimo; inicie-se e termine na Igreja Paroquial, com a reposição do Santíssimo Sacramento.
Orientem-se os fiéis que evitem sair de casa e, como igrejas domésticas, vivam a sua fé.
Fonte: G1