Animais foram recolhidos durante a tempestade que atingiu a cidade no fim da tarde desta quarta-feira (16). Local se preparava para fechar quando a chuva começou, mas ninguém e nenhum animal ficou ferido.
O Zoológico de Bauru (SP) vai passar por manutenção na manhã desta quinta-feira (17) depois que a chuva derrubou árvores, obstruiu vias e interditou o local por tempo indeterminado. Segundo o IPMet, choveu 58,2 milímetros nesta quarta-feira (16) na cidade.
A tempestade que atingiu Bauru durante a tarde alagou a Avenida Nações Unidas, derrubou árvores e motocicletas que estavam estacionadas, e destelhou 50 casas no Ferradura Mirim. A Defesa Civil prestou atendimento e cedeu lonas para os moradores cobrirem suas casas.
No Zoológico Municipal, foram registradas seis quedas de árvores de grande porte e outras várias de pequeno porte. De acordo com o diretor do Zoo, Astélio Moura, o local se preparava para fechar quando a chuva começou.
Os animais foram recolhidos para ficarem mais protegidos e os visitantes tiveram que se abrigar na lanchonete durante a tempestade. Nenhum visitante, funcionário ou animal ficou ferido.
“Na hora que a árvore caiu o pessoal ficou abrigado na lanchonete. Vendo o risco que poderia ocorrer de mais quedas e acidentes, a gente deu um apoio, retirou essas pessoas dali levando até a administração. E depois a gente pegou um veículo e levou elas até o carro assim que a chuva diminuiu”, conta Astélio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/m/F/ZcPCswQv2bjb8BavTWMg/bru-zoo2.jpeg)
Na manhã desta quinta-feira (17), equipes da Secretaria do Meio Ambiente vão até o zoológico para fazer os reparos necessários. Segundo a prefeitura, a visitação só será liberada após a retirada de todas as árvores e a verificação das estruturas danificadas, tanto para segurança dos animais quanto dos visitantes.
“A gente está com a equipe de poda e vai começar a cortar essas árvores, desobstruir as ruas. A gente teve queda de seis árvores de grande porte e a gente vai trabalhar em cima disso para desobstruir o espaço para os visitantes”, explica o diretor.
A prefeitura informou que o Jardim Botânico também ficará fechado para averiguação dos estragos.
As fortes chuvas na região confirmam a previsão feita em alerta emitido pela Defesa Civil do Estado nesta terça-feira (15), prevendo que as regiões de Bauru e Marília teriam chuvas “com momentos mais severos” , e estimativa de precipitação superior a 100mm até o próximo sábado (19).
FONTE: G1