SEMANA CONGELANTE DE ATÉ 8°C NEGATIVOS TERMINA COM CALOR DE 30°C

Ar muito quente invade o Sul do Brasil agora no final da semana e vai trazer tardes muito quentes para julho principalmente no Rio Grande do Sul.

Semana que teve frio polar de até 8,2ºC abaixo de zero no Sul do Brasil e marcas negativas em centenas de municípios do Sul do país terminará com calor ao redor de 30ºC no Rio Grande do Sul. Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia, atua no momento inicial sobre o Centro da Argentina e o Uruguai, e durante o fim de semana vai estar sobre o estado gaúcho.

Corrente de jato em baixos níveis atuará no Rio Grande do Sul no fim de semana e trará ar seco e quente com vento Norte | MetSul

A corrente de jato traz ar seco e quente que vai elevar fortemente a temperatura à tarde com máximas no fim de semana até 8ºC a 10ºC acima das médias máximas históricas do mês de julho no território gaúcho. As noites seguem um pouco frias, até bastante frias em baixadas muito localizadas, mas a grande diferença será sentida mesmo nas máximas com tardes quentes para esta época do ano.

Os modelos, em geral, projetam máximas de 27ºC a 30ºC tanto para o sábado quanto para o domingo na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, mas o ingresso de nuvens deve frustrar aquecimento maior no domingo em parte do Estado. É possível que em alguns locais as máximas passem um pouco dos 30ºC. Veja abaixo as projeções de temperatura do modelo canadense para 15h do sábado e do domingo no Sul do Brasil.

Em Santa Rosa, por exemplo, no Noroeste gaúcho que é a região mais quente do Estado, a tendência é de máximas de 28ºC a 29ºC nesta sexta, entre 29ºC e 30ºC no sábado e ao redor dos 30ºC no domingo. Uruguaiana pode ter 26ºC a 27ºC na tarde desta sexta-feira, em torno de 27ºC no sábado e de 27ºC a 28ºC no domingo. Em Santa Maria, a previsão da MetSul é de máximas de 26ºC nesta sexta, 27ºC no sábado e 26ºC a 27ºC domingo.

Para Porto Alegre, tendência de 24ºC a 25ºC nesta sexta e de 27ºC a 28ºC nas tardes de sábado e do domingo. Grande Porto Alegre que teve hoje mínima de 0°C pode ter quase ou até 30°C no sábado, uma imensa variação en dois dias.

Nos vales, as máximas devem alcançar no fim de semana marcas entre 28ºC e 30ºC, isoladamente superiores pelo efeito de aquecimento adiabático do vento Norte que pode soprar moderado com ocasionais rajadas em algumas regiões.

CALOR VAI DURAR POUCO

Períodos quentes no inverno são comuns, mesmo no auge da estação como em julho. São, entretanto, em regra, muito curtos e logo dão lugar à chuva e ao retorno do frio.

Quando há um persistente bloqueio atmosférico intenso, o Sul do Brasil pode experimentar muito dias quentes enquanto ao Sul na região do Prata chove muito. Como o cenário do fim de semana não é de bloqueio, o período quente à tarde será curto.

A previsão é que no começo da semana, especialmente na segunda-feira, uma frente fria chegue ao Rio Grande do Sul e traga chuva para o estado gaúcho, impedindo a sequência de tardes quentes para esta época do ano.

E, na sequência, uma nova massa de ar polar vai ingressar entre terça e quarta-feira com acentuado declínio da temperatura e o retorno das marcas negativas e da geada para grande número de municípios.

Fonte: METSUL

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.