As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios da atualidade, afetando diretamente a vida nas cidades, a infraestrutura urbana e as políticas de gestão pública. Diante desse cenário, o Civap – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema -, a Ampesp – Associação dos Pequenos e Médios Municípios do Estado de São Paulo – e a Secretaria da Defesa Civil do Estado de São Paulo promovem o Seminário “O Impacto das Mudanças Climáticas nas Cidades”.
O encontro, que acontece nesta quarta-feira no Auditório da Engenharia da Fema – Fundação Educacional do Município de Assis -, reunirá autoridades regionais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e membros das comissões de defesa civil. O evento ocorre das 8h30 às 12 horas e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link www.civap.sp.gov.br/mudancasclimaticas.
A programação inclui palestras de especialistas da Defesa Civil do Estado de São Paulo e de profissionais da área ambiental, que abordarão temas estratégicos para a gestão pública municipal. O coronel Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Defesa Civil do Estado, falará sobre “Consequências dos eventos críticos no Estado de São Paulo”.
O tema “Criação do Fundo Orçamentário Municipal de Defesa Civil”, será ministrado pela major Tatiana Rocha, diretora da Defesa Civil do Estado. Também fará palestra, com tema “Inventário municipal de emissão de poluentes e sua relação com créditos de carbono”, o advogado Joaquim Dutra Furtado Filho, que é consultor ambiental e mestre em Ciências da Terra.
Além do debate técnico, o seminário será marcado por uma importante ação do governo do Estado. Municípios da região receberão kits da Operação Estiagem “São Paulo Sem Fogo”, que é desenvolvido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os equipamentos são destinados a fortalecer a atuação das brigadas municipais na resposta inicial a incêndios em vegetação.
Cada kit é composto por bomba d’água, abafadores, enxadas, facões e equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de raspa de couro reforçado, óculos e máscaras de proteção respiratória. Entre os municípios que deverão ser beneficiados com os equipamentos estão Campos Novos Paulista, Ibirarema, Palmital e Salto Grande. Platina, que integra a Comarca, já fez a retirada anteriormente em São Paulo.













