Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na segunda-feira (28) a lista final das unidades que aderiram ao Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM)
A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo confirmou a adesão de sete escolas da região de Bauru e Marília (SP) ao Programa das Escolas Cívico-Militares. A expectativa é que o novo modelo seja implantado a partir do dia 28 de julho deste ano.
A seleção final, que contempla 100 escolas em todo o estado, levou em conta critérios como a vulnerabilidade social e o desempenho educacional de cada município.
Quais escolas do centro-oeste paulista aderiram ao modelo?
- Escola Estadual Professor Morais Pacheco – Bauru (SP);
- Escola Estadual Professora Esmeralda Leonor Furlani Calaf – Pederneiras (SP);
- Escola Estadual Fernando Costa – Lins (SP);
- Escola Estadual Professor Benito Martinelli – Marília (SP);
- Escola Estadual Profa. Lydia Yvone Gomes Marques – Garça (SP);
- Escola Estadual Professora Justina de Oliveira Gonçalves – Ourinhos (SP);
- Escola Estadual Índia Vanuíre – Tupã (SP).
- Como as escolas foram selecionadas?
- O processo de adesão começou em março, quando mais de 300 escolas manifestaram interesse no modelo. A decisão final envolveu consultas públicas com a participação de três segmentos da comunidade escolar: responsáveis por alunos menores de 16 anos, estudantes com 16 anos ou mais (ou seus familiares, caso o aluno não participasse) e profissionais das unidades escolares.
- O voto era único por participante e o modelo só foi validado em escolas que atingiram o quórum mínimo e tiveram maioria de votos favoráveis.
- Após três rodadas de votação, 132 escolas aprovaram a proposta. Como o número excedeu a meta inicial de 100 unidades, a Secretaria da Educação definiu a lista final com base em critérios como distribuição territorial, o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP).
- FONTE: G1