Seguindo o movimento do último semestre de oscilações intensas de temperatura, o mês de setembro no estado de São Paulo tem probabilidades de iniciar tendo temperaturas mais altas do que o verão. De acordo com o ClimaTempo, é provável que tenha uma combinação de pouca chuva, temperaturas acima da média e ondas de calor.
Durante os primeiros 15 dias de setembro, a região Sudeste enfrentará noites amenas e frias, com São Paulo registrando temperaturas entre 14°C e 37°C. A próxima sexta-feira (6) é apontada como o dia mais frio, com mínimas de 13°C e máximas de 18°C.
“Esta pode ser a onda de calor mais forte que as primeiras que tivemos [em março, abril e maio] em termo de duração e de temperaturas”, destaca o ClimaTempo.
As chuvas ficarão abaixo da média – ficando entre 10 mm e 30 mm abaixo da média para o mês no estado – com 4 mm previstos para a capital na quinta-feira (5). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) alerta que o mês deve começar com um bloqueio atmosférico que vai garantir uma sequência de dias ensolarados.
No interior paulista, a umidade do ar pode cair abaixo de 12%, e em São Paulo, o nível mais baixo será de 15% no dia 11. A Defesa Civil mantém alerta para incêndios até a próxima quinta-feira (05/09).
Segundo o ClimaTempo, a segunda-feira (02/09) em Palmital deve ter termômetros entre 18°C e 35°C. A terça-feira (03/09) deve ter marcas entre 19°C e 37°C. As temperaturas na quarta-feira (04/09) devem ficar entre 18°C e 35°C. A partir de quinta-feira (05/09), há a previsão de aumento de nebulosidade, com nuvens, mas sem chuvas. O calor diminui, ficando entre 14°C e 29°C. Porém, o tempo voltará a ser quente no próximo final se semana, com registros entre 21°C e 38°C.
Fonte: DCM