• Post category:Comarca
Compartilhe

Casa do Agricultor homenageia Fábio de Salles Meirelles, que participou do evento; lideranças rurais e representantes de diversos municípios estiveram presentes

 

Jornal da Comarca Comarca
Representantes da região estiveram na cerimônia

 

O Sindicato Rural de Ibirarema (SRI) inaugurou, na sexta-feira, sua nova sede na região central da cidade. A Casa do Agricultor recebeu denominação em alusão a Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e da unidade paulista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O homenageado esteve presente na cerimônia e, aos 91 anos, continua em atividade como uma das principais lideranças do agronegócio no país. O evento contou com a presença de autoridades, lideranças rurais e convidados.

Fábio de Salles Meirelles chegou acompanhado do presidente do SRI, Roberto de Almeida Duarte, com quem fez o descerramento da fita de inauguração do prédio. Eles visitaram as instalações da unidade e acompanharam a bênção do Padre Rafael Figueiredo Vieira, que enfatizou a importância da agricultura e do trabalho do agricultor para a manutenção da comunidade de Ibirarema.

Na sequencia, foi realizada cerimônia no auditório Serafim Duarte Corrêa, denominado em homenagem ao pai do atual presidente e que foi o primeiro líder da entidade na década de 1960, além de prefeito da cidade em seis mandatos. O evento contou com a presença de membros da diretoria e associados, de ex-presidentes e ex-diretores, de presidentes de sindicatos rurais de vários municípios, representantes de entidades e convidados.

Roberto Duarte falou sobre a história da entidade fundada em 1957 como uma associação que reunia 37 produtores e, que, dez anos depois, ganhou o status de sindicato que teve seu pai como primeiro presidente. Ele também lembrou outros dirigentes que se destacaram na entidade e estavam representados por familiares, além de enfatizar o histórico de lutas e conquistas da instituição, afirmando que uma das mais importantes foi a concretização da nova sede, que faz justa homenagem a Fábio Meirelles como importante nome na defesa dos agricultores do Estado e do país.

O presidente da Câmara Municipal, Reinaldo de Oliveira, destacou a importância do sindicato para Ibirarema, assim como o trabalho desenvolvido na qualificação da mão-de-obra por meio dos cursos do Senar. O prefeito Thiago Briganó destacou a parceria com Roberto Duarte e enfatizou a união e o fortalecimento do setor rural, que contribui com o progresso do município. O prefeito de Palmital, José Roberto Ronqui, parabenizou a entidade pela conquista, falou sobre a importância da agricultura para a região e fez a entrega de cópia de CD com o Hino de Palmital, de sua autoria, a Meirelles.

Roberto Duarte fez a apresentação da diretoria eleita pra o triênio 2019/2021 e a assinatura da ata de posse. Meirelles fez o discurso de encerramento celebrando a presença dos líderes sindicais de diversas regiões do Estado e o papel da agricultura em impulsionar o desenvolvimento de São Paulo e do país, além de destacar a amizade com Serafim Duarte. O presidente destacou as conquistas da Faesp e o papel dos agricultores em produzir alimento para acabar com a fome no país.

Meirelles lembrou também a importância dos sindicatos, que são instrumentos para a discussão de assuntos locais que afetam diretamente o dia-a-dia do agricultor e de levar as demandas e reivindicações às esferas superiores do Poder Público. Na confraternização após a cerimônia, também participou o deputado estadual Ricardo Madalena, que cumprimentou os diretores e autoridades pela entrega da nova sede do Sindicato Rural de Ibirarema (SRI).

Compartilhe

Deixe uma resposta