Um homem, de 62 anos, foi multado em R$ 3 mil e responderá criminalmente por atos de abuso e maus-tratos contra uma égua, em Rosana (SP).
O animal teria sido abandonado em uma estrada rural que dá acesso ao Assentamento Rosanela, com a perna traseira direita fraturada, segundo a Polícia Ambiental.
O envolvido disse aos agentes que a égua teria quebrado a perna “quando era uma potrinha” e que a manteve sem acompanhamento profissional habilitado. Informou, ainda, que havia vendido o animal para um negociador de equinos, apesar de suas condições de saúde, que comprometem sua locomoção.
Na ocasião, a Vigilância Sanitária de Euclides da Cunha Paulista (SP) esteve presente e orientou o envolvido a providenciar atendimento médico veterinário especializado em tratamento de grandes animais.
A égua foi apreendida e, devido à impossibilidade de sua destinação imediata, permaneceu no sítio do idoso, em um cercado separado dos demais animais. Conforme a polícia, ela receberá a assistência necessária até ficar bem e ser destinada a um local adequado que possa recebê-la.
Fonte: G1