A capital paulista deve ter um volume de chuvas previsto para um mês em apenas 48 horas a partir da tarde da quinta (03/04). Parte da cidade amanheceu com pancadas e a virada do tempo faz parte da frente fria esperada para a região até sábado (05/04).
A chuva forte deve começar no fim desta tarde e deixar o estado de São Paulo inteiro em alerta até sábado. A Defesa Civil afirmou que um gabinete de crise foi acionado para se prontificar e “garantir resposta a possíveis estragos”.
Só na capital, a previsão é que entre hoje e amanhã a chuva chegue a 90 milímetros, mais do que o esperado para o mês. Segundo o Climatempo, a média histórica de chuvas em abril é de 87 milímetros.
O litoral é a área com previsão de mais chuvas, com até 350 milímetros em Ubatuba, por exemplo. Nas regiões de Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e as regiões de Sorocaba, Campinas e Itapeva, a Defesa Civil já emitiu um alerta sobre risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

A capital deve bater o recorde de frio do ano nos próximos dias, com mínimas em torno de 15ºC no sábado, segundo o Climatempo. A temperatura mais baixa deste ano foi registrada em 11 de janeiro, quando os termômetros marcavam 16,2ºC.
A expectativa é que a frente fria, que vem trazendo uma massa de ar que pode ser considerada de moderada a forte, se afaste do estado após o fim de semana. No domingo (06/03), as máximas podem chegar a até 20ºC.
A Defesa Civil recomenda deixar o imóvel caso haja identificação de rachaduras em muros ou paredões, escoamento de água barrenta de encostas, estalos em blocos e rochas, trincas em solo ou paredes e postes ou árvores inclinados.
Fonte:DCM