Serviços realizados nos finais de semana interrompem o fornecimento de energia e pioram a situação já caótica da fiação aérea
O trabalho de substituição de cabos de energia de alta tensão e de alguns postes realizado nas últimas semanas por empresa terceirizada pela concessionária Energisa, em longo trecho da rua Rui Barbosa, em Palmital, está causando transtornos a moradores que ficam vários períodos sem energia elétrica e sem acesso à internet, e também à própria cidade, que assiste a piora da situação já caótica da fiação aérea.
Certamente cumprindo ordens superiores, os funcionários focam apenas no serviço encomendado pela concessionária, quando utilizam vários caminhões dotados de equipamentos como guinchos e escadas e inicialmente retiram toda fiação que não pertence à concessionária, que inclui cabos telefônicos e de internet, que depois são deixados soltos e desconectados.

Novos postes instalados já chegam sujos de terra – Foto: JC Online
As seguidas interrupções no fornecimento de energia elétrica em dias de muito calor causam bastante desconforto aos moradores afetados, que também ficam sem acesso à internet, muitos sem TV e alguns sem sinal de telefonia fixa.
Outro incômodo se refere ao trânsito, que é parcialmente impedido por longo período, e a péssima situação da fiação e das caixas de distribuição que são retiradas e deixados penduradas em fios soltos, que formam enormes “barrigas” sobre as calçadas.

Cabos desativados são mantidos nos postes e causam poluição visual – Foto: JC Online
Para a substituição de postes, são quebradas as calçadas, que depois recebem simples remendos, quase sempre inadequados para a estética original dos passeios públicos mantidos pelos proprietários.
Os serviços realizados aos finais de semana deixam um rastro de fios e caixas distribuidoras áreas soltas, algumas dependuradas, a grande maioria sem funcionamento, já que parece não haver sintonia entre a empresa executora do serviço e as operadores de telefonia e internet, que poderiam atuar juntas.

Os postes maiores que são instalados em substituição aos antigos já chegam sujos de terra, conferindo uma péssima imagem ao serviço que também causa muita sujeira nas calçadas e nas ruas. A mesma equipe que faz a substituição da rede elétrica é responsável pela recuperação e limpeza das calçadas e das ruas, cujos serviços nem sempre são realizados a contento.
ALUGUEL – As operadores de telefonia e de internet utilizam os postes da concessionária sob pagamento de aluguel mensal, garantindo receita extra à empresa que utiliza o espaço das cidades sem qualquer ônus. Mesmo cobrando aluguel dos usuários, não existe organização ou exigência de controle e manutenção das fiações ancoradas nos postes que, mesmo já desativadas, são mantidas.
ESTÉTICA – A falta de padronização dos postes e a desorganização da fiação das empresas parceiras da concessionária causam péssimo efeito estético às cidades e até mesmo risco de acidentes aos transeuntes e moradores pela possibilidade de haver carga elétrica nos cabos soltos, indicando a necessidade de regulamentação do uso do espaço físico e aéreo das cidades.













