Sul do Brasil tem frio intenso e geada de inverno em pleno mês de novembro

Brasil: Em pleno novembro, o frio intenso e a geada voltaram a cobrir os campos do Planalto Sul Catarinense, especialmente na cidade de São Joaquim, onde o amanhecer de sábado (09/11) trouxe paisagens típicas de inverno.

Embora o calendário marque 9 de novembro, as temperaturas na região estão mais baixas do que o habitual para o mês, resultado de uma massa de ar frio impulsionada por um ciclone extratropical que se formou recentemente na costa sul do Brasil e já se distanciou do continente.

Segundo as medições das estações meteorológicas, São Joaquim e outras localidades do Planalto Sul Catarinense registraram mínimas entre 3°C e 4°C. Em Urupema, por exemplo, a mínima foi de 3,1°C, enquanto Painel marcou 4,1°C, o Morro da Igreja 4,2°C e São Joaquim 4,4°C.

As baixas temperaturas também foram sentidas em áreas de maior altitude no Rio Grande do Sul. No Nordeste e Norte gaúcho, as mínimas, embora ligeiramente mais altas que em Santa Catarina, também foram impressionantes para esta época do ano.

Bom Jesus registrou 5,1°C, Vacaria 5,6°C, Monte Alegre dos Campos 6,8°C, Soledade 6,9°C, André da Rocha 7,2°C e São José dos Ausentes 7,6°C. Embora o frio e a geada em novembro não sejam frequentes, são fenômenos que ocorrem anualmente, especialmente em regiões acima dos 1000 metros de altitude.

Para este domingo (10/11), a previsão é de novas mínimas baixas no amanhecer, principalmente nas áreas de maior elevação do Planalto Sul Catarinense e do Norte gaúcho.

Entretanto, o ar seco e o tempo aberto farão com que as temperaturas subam rapidamente ao longo do dia, com o frio concentrando-se durante as noites e madrugadas, segundo a MetSul.

Fonte: Litoral Mania

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.