Sussuí turística

OPINIÃO DO JC

“…essa tendência está sendo verificada em inúmeras regiões…”

Mesmo abandonado pelos proprietários e sem projetos de recuperação nas últimas décadas, o que restou do pequeno povoado de Sussuí atrai antigos moradores e seus descendentes e também a curiosidade daqueles que se interessam pela história do bairro que abrigou estação de trens, cartório, escola, igreja, casas comerciais, cemitério, três indústrias e população suficiente para influenciar o resultado de eleições.

Com a disseminação e o gosto pelo turismo rural, seja com o ciclismo ou de adeptos de passeios curtos, Sussuí está ganhando projeção e visitantes mesmo sem oferecer qualquer infraestrutura.

Diante do fenômeno do surgimento de grupos de amigos que compartilham esportes como caminhada, motociclismo ou ciclismo, muitas regiões ermas, mas com potencial turístico pelas belezas naturais ou históricas, estão ficando mais conhecidas e passam a fazer parte do roteiro de passeios.

Neste contexto, Palmital tem Sussuí com enorme potencial para incentivo ao turismo rural, comercial e de eventos, uma vez que essa tendência está sendo verificada em inúmeras regiões do país consideradas pitorescos e que oferecem opções diferenciadas daquelas encontradas no turismo tradicional.

Exemplos bastante ilustrativos da transformação que o turismo rural pode causar são os distritos de Souzas e de Joaquim Egídio, bairros rurais de Campinas transformados em pontos de encontro bastante badalados.

Antigos prédios foram adaptados como bares e restaurantes temáticos, as igrejas estão restauradas e várias chácaras e antigas fazendas servem como espaços de grandes eventos sociais e festivos, o que gera muitos empregos, renda e ocupação das moradias até então abandonadas.

O rápido desenvolvimento obrigou a nomeação de subprefeito para administrar os dois bairros próximos um ao outro.

Medida semelhante pode ser adotada em Palmital, com a busca de reconhecimento oficial na área do turismo ou histórica por órgãos estaduais ou federais para Sussuí e o incentivo à ocupação dos imóveis com oferta de infraestrutura suficiente para abrigar moradores.

A instalação de bares, restaurantes e lanchonetes, a melhoria da praça e igreja, a recuperação do cemitério, que pode ser atrativo turístico, assim como o uso da represa como balneário e área de camping, junto com a antiga ponte metálica sobre a ferrovia e a belo vertedouro da usina hidrelétrica Pary Veado já são elementos mais que suficientes para se apostar no projeto.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.