A Usina Enersugar apresenta bom andamento dos trabalhos na safra 2024, que deverá atingir a meta de produção estabelecida e se preparar para novos desafios. Esta foi a avaliação feita pelo sócio Sylvio Ribeiro, membro do Conselho de Administração da empresa, em entrevista à Revista CanaOnlinie durante a 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada entre 21 e 22 de outubro, em São Paulo. Ele também enfatizou a necessidade do maior fomento à produção do etanol.
Em entrevista à jornalista Luciana Paiva, que foi ao ar no Instagram da CanaOnline na quinta-feira da semana passada (31 de outubro), Sylvio Ribeiro destacou a evolução do trabalho da Enersugar e ressaltou que, na atual safra, os trabalhos devem se estender até meados de dezembro, dependendo do regime de chuvas. O sócio também enfatizou o bom resultado na moagem de cana-de-açúcar, que em uma fase inicial de colheita apresentou rendimento 12% superior ao previsto – na atual fase, está em 4%.
Sylvio Ribeiro disse que na atual safra a Enersugar deve atingir a meta de moagem de 1,5 milhão de toneladas de matéria-prima cultivadas em 4 mil hectares. Para 2025, antecipou, já estão contratados 5 mil hectares de canaviais para que o processamento possa atingir até 1,7 milhão de toneladas. Contudo, segundo ele, os fatores climáticos podem comprometer o plano devido à dificuldade de produção de mudas de cana.
Entre diversos assunto tratados, foi abordada a trajetória ascendente de desenvolvimento da empresa desde o início das operações em 2020, com destaque para o açúcar que está mantendo a rentabilidade do negócio devido ao mercado favorável. Contudo, Sylvio Ribeiro destacou o temor do setor sucroalcooleiro com relação ao etanol que, apesar de ser considerado importante matriz energética sustentável, não recebe a devida atenção do governo.
Segundo Sylvio, o etanol ainda é uma incógnita, pois não há aquecimento do mercado, mesmo com o apelo ecológico e as perspectivas de sua utilização na aviação comercial e na marinha mercante. “Hoje, nós subsidiamos o automóvel, pois trabalhamos com prejuízo de 16% por litro desde o ano passado”, afirmou ele, destacando que o governo tem de repensar a situação. “Para salvar o meio ambiente, o produtor não está sendo remunerado. E precisamos resolver este problema”, finalizou.
DATAGRO – A Conferência Internacional Datagro é um dos maiores eventos do setor de açúcar e etanol do Brasil, promovida há mais de duas décadas pelo Sugar Club. O evento reúne autoridades do poder Executivo e Legislativo, cientistas, empresários, executivos de usinas e diretores de empresas de energia, transporte e insumos agrícolas. A programação é voltada aos temas de esfera global nos setores de açúcar, biocombustíveis e bioenergia, explorando aspectos de sustentabilidade, mercado, políticas públicas, novas tecnologias e exportação.