Sylvio Ribeiro fala da importância da cana-de-açúcar para a matriz energética do país e anuncia novos projetos da Enersugar

Sócio e membro do Conselho de Administração da Usina Enersugar S/A, de Ibirarema, Sylvio Ribeiro do Valle foi um dos participantes da live realizada na terça-feira (22/05) com o tema “Da Produção de Cana a Empresários e Empresárias do Setor Bioenergético”. Organizado pela equipe da agência de notícias CanaOnline, o debate virtual foi realizado com personalidades que “mudaram de lado” e alcançaram sucesso no setor.

Mediado por Luciana Paiva, editora da CanaOnline, o projeto com 12 lives, cujo conteúdo será a base do livro “Cana-de-Tudo: do Açúcar ao Infinito”, pretende ser o maior trabalho jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético no país. A reunião virtual também contou com a participação de Alexandre Andrade Lima (Associação dos Fornecedores de Cana do Estado de Pernambuco), Laura Montans Vicentini (Spinagro, de Batatais), Maria Lucília Saad (Khanna, de Salto) e Túlio Acioly Tenório (Cooperativa Agrícola do Vale do Satuba, de Alagoas).

Na apresentação, Sylvio lembrou que, originário em uma família dedicada à cafeicultura até meados do século passado, passou a fazer o plantio de cana-de-açúcar para abastecer usinas surgidas por incentivo do Proálcool, programa de bioenergia criado pelo governo federal na década de 1970. Ele revelou a paixão pela cultura, que tem grande potencial energético, que o levou à presidência da Assocana, entidade que congrega produtores de cana da região de Assis.

Sylvio citou a sociedade com os irmãos Finotti para adquirir o parque industrial da massa falida da usina e a viabilização de parceiros para investir na recuperação das instalações reativadas há quatro anos. Segundo o empresário, a Enersugar tem números crescentes no volume de cana moída nas últimas safras e trouxe estabilidade de preço e confiabilidade para o setor na região. Outro diferencial é o relacionamento com os fornecedores, com várias formas de contratação de acordo com o perfil dos parceiros.

O empresário enfatizou o trabalho realizado pela Enersugar, que mantém sistema de governança profissionalizado, e fez análise positiva do setor na atualidade, principalmente pelo fortalecimento dos biocombustíveis para a matriz energética nacional. Sylvio disse que o etanol é atualmente a melhor opção para movimentar veículos automotores, com menor impacto no processo de mudanças climáticas.

Para o empresário, a cultura da cana-de-açúcar representa o futuro do setor energético ao aproveitar todo o potencial da planta para produzir combustível, gerar outras formas de energia sustentável e evitar o impacto do carbono gerado pelos derivados do petróleo. “Nós temos de aproveitar tudo que a cana nos dá e impor para o mundo que nosso carro a etanol é muito melhor que os movidos com outras fontes”, destacou.

PROJETOS – Sylvio descreveu também algumas iniciativas da Enersugar para aproveitar ao máximo os recursos da indústria. Uma delas é a produção de levedura seca resultante do processo de fermentação, um composto rico em proteína destinado à nutrição animal. Outros projetos são a produção de biofertilizantes, a partir da torta de filtro, e uma planta de biogás para abastecer a frota da empresa e para a geração de energia.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.