Técnica em enfermagem salva vida de bebê que nasceu em residência de Ibirarema

Os profissionais que atuam na saúde são muito reverenciados pelo empenho em prol dos pacientes e pela capacidade de manter o controle em situações de emergência para cumprirem com a missão de salvar vidas. Um exemplo disto ocorreu em Ibirarema na tarde de segunda-feira (3107), quando uma técnica em enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Marcos Vinicius do Nascimento Martins” ressuscitou um bebê prematuro nascido em uma residência.

Segundo informações da Prefeitura, a mãe Viviane dos Santos Barbosa entrou em trabalho de parto em sua casa no bairro Ribeirão Vermelho e, antes mesmo do serviço de socorro chegar, deu à luz ao bebê que estava no sétimo mês de gestação. A técnica de enfermagem Maria de Fátima Pereira Rocha foi acionada para atender à emergência por volta das 16h20 e foi rapidamente até a residência, onde encontrou a mulher já com o recém-nascido no colo.

Maria de Fátima contou que o menino, que recebeu no nome de Pietro Emanuel Barbosa Ribeiro, estava sem sinais vitais. “Quando cheguei lá [na residência], ele estava cianótico e sem batimentos cardíacos. Massageei e realizei aspiração”, contou a técnica em enfermagem que conseguiu reanimar o bebê, que foi levado junto com Viviane ao serviço de Pronto-Atendimento da UBS de Ibirarema. Em seguida, mãe e filho foram encaminhados para a Santa Casa de Ourinhos.

Nesta quinta-feira (03/08), conforme informações da Prefeitura de Ibirarema, Viviane já se recuperava em sua residência. Porém, Pietro Emanuel continuava invernado no hospital de Ourinhos devido à condição de prematuridade, mas apresentava bom quadro de evolução de saúde. O menino deverá permanecer um período em incubadora para completar seu desenvolvimento antes de receber alta.

O prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho, destacou que o caso mostra como é importante a administração municipal investir em serviços de saúde eficientes e contar com equipe de profissionais qualificados para as mais diversas situações. “Sempre buscamos oferecer treinamento e capacitação a todos os servidores das unidades básicas. E, em um momento como este, vimos que a capacidade da técnica em enfermagem contribuiu para salvar uma vida. Parabéns pelo profissionalismo e o brilhante trabalho”, destacou.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.