Tempestade causa queda de árvores e transtornos à população de Palmital

Uma tempestade ocorrida no início da noite de quarta-feira (13/08) causou estragos nas zonas urbana e rural de Palmital, além de causar transtornos à população. A chuva volumosa acompanhada de fortes rajadas de vento e raios provocou a quebra de galhos e a queda de diversas árvores, além de danos em redes de distribuição de energia que deixaram muitas pessoas no escuro em várias localidades.

O temporal ocorreu depois de um dia de forte calor e atingiu com maior força a zona rural no perímetro entre a cidade de Palmital e o rio Paranapanema, na divisa com o Paraná. Foram registradas ocorrências de quedas de árvores em vicinais, incluindo com a interdição de trecho no acesso à Água da Mexerica, nas proximidades da venda do Livinho. Houve também relatos de galhos caídos na rodovia Nelson Leopoldino e na vicinal João Izidoro Leandro, no acesso a Cândido Mota.

A força da tempestade também causou danos nas redes de distribuição de energia, que foram atingidos por galhos de árvores. A Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de Palmital (Cerpal) mobilizou equipes para atendimento a emergências de rompimento de cabos em localidades rurais. Na cidade de Palmital também houve oscilação de energia e a interrupção de serviços por algumas em bairros como o Jardim Holmo e o Parque dos Antúrios.

Foto: Reprodução redes sociais
Foto: Reprodução redes sociais

A Defesa Civil de Palmital informou que foram registradas diversas ocorrências de árvores caídas nas zonas urbana e rural. Porém, nenhum dos casos representou maiores riscos à integridade ou à segurança dos moradores. O órgão ressaltou também que mantém plantão permanente 24/7 para solicitações por meio do telefone (18) 3351-9334. Para emergências, também é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Foto: Reprodução redes sociais

ENERGISA – A Energisa, concessionária que distribui eletricidade para Palmital, informou que suas equipes “trabalharam ininterruptamente durante toda a madrugada e, em menos de 15 horas, conseguiram normalizar o fornecimento de energia para 90% dos clientes afetados pelo vendaval registrado na tarde de ontem [13/09], nas regiões de Assis e Presidente Prudente.”

“Os ventos, que ultrapassaram 80 km/h, lançaram árvores, galhos, telhas e outros objetos sobre a rede elétrica, impactando o fornecimento de energia para clientes de Assis, Cândido Mota, Quatá, Presidente Prudente, Pracinha, Piquerobi, Regente Feijó, Santo Anastácio, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Álvares Machado, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Adamantina, Nantes, Rancharia, Parapuã e Iepê”, informou a empresa por meio de nota enviada na manhã desta quinta-feira (14/09).

Foto: Reprodução redes sociais

“Mesmo diante da intensidade dos ventos e a chuva que caiu em algumas localidades durante a noite, as equipes da concessionária realizaram manobras automáticas e percorreram trechos nas áreas urbanas e rurais reparando os danos. Além das equipes em campo, a empresa reforçou os colaboradores dos canais de atendimento para recepcionar as demandas decorrentes do vendaval”, completou a empresa.

A Energisa continua em alerta e monitorando as condições climáticas, destacando que a população deve cuidar da segurança em caso de tempestades. “Em casa, retire equipamentos elétricos da tomada e nas ruas evite ficar em local aberto ou próximo a estruturas de energia. Caso se depare com um cabo partido nas ruas ou calçadas, não se aproxime”, orientou a concessionária, que possui canais de atendimento por aplicativo (Energisa On), site (www.energisa.com.br); WhatsApp (www.gisa.energisa.com.br) e telefone (0800 70 10 326).

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.