Tempestade com muita poeira e ventos fortes causa estragos em Palmital – Confira fotos e vídeos

Confirmando as previsões da meteorologia, Palmital voltou a registrar chuva nesta segunda-feira (22/09). A mudança no tempo, marcada por fortes rajadas de vento que causaram estragos na zona urbana e rural, ocorre depois de semanas com clima extremamente seco e baixos índices de umidade relativa do ar.

A manhã começou com uma tempestade de poeira que deixou o céu de Palmital avermelhado pouco depois das 10 horas. Em seguida, chegou a chuva acompanhada de fortes rajadas de ventos que causaram danos em estruturas, derrubaram árvores, danificaram a rede elétrica, quebraram galhos e levaram muita sujeira para ruas e áreas públicas.

Uma das ocorrências foi a queda de uma árvore de grande porte nos fundos da creche Clóvis Barbosa, na região da Vila Volga. O tronco e a copa caíram sobre um terreno vago no cruzamento das ruas Mello Peixoto e Rui Barbosa, causando danos à grade de ferro e a quebra de mais de 20 metros de muro de blocos de concreto que fecham a unidade municipal de educação.

Conforme balanço inicial da Defesa Civil, houve a queda de árvores às margens da rodovia Nelson Leopoldinoo e o destelhamento de uma casa em construção na rua Wandrelei Miguel Jardim, no bairro Ravênia, na região do Jardim Montreal.

A estrutura foi levada para a rua pela força do vento e, além de romper a fiação de energia, telefonia e internet, atingiu um veículo. O órgão municipal também atuou pela manhã no combate a um incêndio na Água do Palmitalzinho.

Árvore caiu e danificou parte do muro do Cemitério Municipal

Por meio de redes sociais foi divulgada foto de uma árvore que caiu e danificou parte do muro do Cemitério Municipal, ao lado da entrada na rua Francisco Baptista. Um vídeo também mostrou incêndio em vegetação às margens da rodovia Nelson Leopoldino, no trecho próximo ao acesso aos ranchos do Paranapanema, que teria sido causado por um raio. A estrutura da cruz no alto da igreja Matriz de Santo Antônio, no bairro Paraná, foi derrubada pela ventania.

CONFIRA NOTA DIVULGADA PELA PREFEITURA DE PALMITAL NA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA

“⚠️ Atenção: Comunicado Importante ⚠️

Os fortes ventos que atingiram Palmital na manhã desta segunda-feira (22) deixaram danos em diferentes pontos da cidade, como casas destelhadas, quedas de árvores e muros atingidos.

Desde os primeiros chamados, nossas equipes da Defesa Civil e do Departamento de Obras estiveram nas ruas, atendendo as ocorrências registradas e prestando apoio às famílias afetadas. O trabalho de remoção, limpeza e contenção de riscos seguirá conforme a necessidade em cada local.

A Administração Municipal reforça também um apelo à população. Sabemos que a ventania trouxe muita sujeira e transtornos, mas o município enfrenta uma seca severa, que agravou a crise hídrica já existente. Por isso, pedimos que todos evitem o desperdício de água neste momento.

Em caso de novas emergências, a orientação é que a população entre em contato pelos canais oficiais:

📱 Defesa Civil: disque 199 ou (18) 3351-9334

📱 Corpo de Bombeiros: disque 193”

Usuários de grupos de WhatsApp relataram a falta de energia na área da saída para a Água da Aldeia, que inclui os bairros Fênix II e Jardim Imperial, além de localidades adjacentes. Devido à extensão dos temporais no Oeste-Paulista, a Energisa emitiu nota no final da manhã informando que estava mobilizada para atender ocorrências simultâneas em várias cidades, onde as equipes trabalham para restabelecer o fornecimento da energia. Confina nota abaixo:

“A Energisa Sul-Sudeste informa que os fortes ventos que atingiram várias cidades da região na manhã desta segunda-feira (22), causaram ocorrências no sistema elétrico, como queda de árvores e lançamento de galhos e outros objetos sobre a fiação, causando a interrupção no fornecimento da energia em alguns pontos da região.

A distribuidora estava acompanhando desde a semana passada as previsões climáticas e a chegada dessa frente fria em nossa região, inclusive com o envio de alertas. Dessa forma, a Energisa já havia mobilizado o seu plano de contingência, reforçado as equipes em campo, bem como o time dos canais de atendimento, para atuar de maneira imediata na solução dos problemas causados pelo temporal.

Seguindo os protocolos técnicos e de segurança, neste momento as equipes da concessionária estão trabalhando simultaneamente em ocorrências em diferentes pontos da região, com o compromisso de normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível.

A Energisa reforça as orientações à população para que, caso encontre um cabo partido, mantenha a distância e não se aproxime em hipótese alguma. Entre em contato pelos canais de atendimento:

– App Energisa ON

– WhatsApp Gisa 18 99120-3365

– Call Center 0800 70 10 326”

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.