Uma tempestade de terra ocorrida no início da tarde desta quinta-feira assustou os moradores de Palmital. O fenômeno, acompanhado de fortes rajadas de vento, trouxe muitos detritos e causou sujeira em vias públicas, praças e imóveis. Também foram registrados estragos com a queda de árvores e de estruturas sobre imóveis.
O poeirão foi acompanhado de chuva fraca. Conforme informações recebidas pelo JC, uma torre caiu no cruzamento da Avenida Reginalda Leão com a rua Paulo Vergínio, nas proximidades da Ceagesp, causando danos em uma residência. Ainda não há dados se houve pessoas feridas. A Prefeitura também está removendo várias árvores caídas na cidade.
A volta dos registros pluviométricos ocorre depois de dias de elevadas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar, que conferiram à região um “clima de deserto”. Na tarde de quarta-feira (12/08), a umidade caiu para 16,9%, com temperatura máxima de 33,8º C. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal para uma boa saúde está entre 50% e 80%.
O serviço Climatempo prevê chuvas para esta quinta-feira (13/08), com volume estimado de 8 mm. O tempo também deverá ficar chuvoso no sábado (15/08) e domingo (16/08). A próxima semana, conforme previsão da meteorologia, também deve ter chuvas em decorrência de frente fria que avança do Sul do país em direção ao Sudeste.