Trabalhadores são hospitalizados após ataque de abelhas durante limpeza de terreno

A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu (SP) emitiu um alerta sobre os riscos de ataques de abelhas africanizadas após duas pessoas serem atacadas por um enxame no bairro Jardim Riviera.

O acidente aconteceu na tarde de quarta-feira (30/10), quando uma equipe de limpeza trabalhava em um terreno baldio onde havia um sofá velho, que servia de abrigo para o enxame.

Um homem e uma mulher foram socorridos pelo resgate e receberam atendimento devido às picadas, e três cães também foram picados e resgatados pelos agentes.

Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental e Saúde de Botucatu,Valdinei Moraes Campanucci, há um aumento significativo nos riscos de ataques nesta época do ano, tanto na área urbana quanto em residências.

“As abelhas africanizadas possuem comportamento de enxameação, o que significa que elas dividem um enxame e partem em busca de um novo local para se fixar. É muito comum que se estabeleçam temporariamente em árvores, beirais de edificações ou até em móveis e objetos localizados em algum canto da propriedade”, explica o coordenador.

Valdinei ainda reforça que, nesses casos, o Corpo de Bombeiros devem ser acionados imediatamente e a população não deve agir por conta própria.

“Jamais deve-se tentar intervir por conta própria, como atear fogo ou aplicar produtos químicos, pois qualquer tipo de manejo sem o devido conhecimento técnico pode desencadear um comportamento defensivo desses insetos, levando a acidentes graves para pessoas e animais” finaliza.

Fonte: g1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.