O trabalho desenvolvido pela Prefeitura para o enfrentamento à dengue é referência para a região e ganhou destaque em evento estadual na última semana. O “Plano conjunto de ação educomunicativa em Saúde em Palmital” foi um dos destaques do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e foi indicado para apresentação em encontro nacional.
O congresso, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) em hotel na cidade de São Pedro, contou com representantes de diversos municípios paulistas. A diretora de Saúde de Palmital Nádia Ortiz esteve no evento e acompanhou a divulgação da 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas, que avaliou 1.496 trabalhos realizados por 105 prefeituras que realizaram inscrições em 2023.
O plano desenvolvido por Palmital foi escolhido para representar o Estado de São Paulo na Mostra Nacional “Aqui Tem SUS”, que ocorrerá em Goiânia (GO) no mês de julho. O trabalho, que foi articulado pelas equipes de Vigilância em Saúde e pelo grupo de Controle de Endemias, realizou diversas ações importantes para o enfrentamento da dengue desde 2021, incluindo mutirões de limpeza, ações de combate a criadouros e conscientização da população para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A iniciativa, segundo a Prefeitura, ocorreu depois da epidemia de dengue em 2020, quando foram registrados 1.523 casos positivos no município. “Graças às diversas ações promovidas pela atual administração desde 2021, o número de casos diminuiu significativamente nos últimos anos. Em 2021, foram registrados apenas 27 pacientes com dengue em Palmital, enquanto em 2022 o número subiu para 35”, destacou nota da Prefeitura.
A Prefeitura informou que, com a manutenção dos trabalhos, Palmital continua com baixa incidência de casos em 2023. Até o momento, segundo a administração municipal, foram apenas 29 casos positivos da doença. A situação é relativamente tranquila, pois se verifica na região e em municípios vizinhos que há números alarmantes e crescentes de pacientes infectados pelo vírus da dengue.
Na manhã de terça-feira (21/03), na sede da Vigilância em Saúde, o prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes se reuniu com a diretora de Saúde Nádia Ortiz e com profissionais das equipes envolvidas no projeto para parabenizar todos pelo êxito no combate à dengue. O chefe do Executivo também ressaltou a necessidade da manutenção da mobilização para evitar que a doença avance e cause mais riscos à população de Palmital.
Atualmente, a Prefeitura desenvolve um Mutirão de Limpeza para retirada de entulho de residências, desobstrução de dispositivos de drenagem pluvial e limpeza de lotes vagos e áreas públicas. Também está em curso um arrastão com visitas domiciliares para orientar a população e combater os focos do Aedes aegypti. “Palmital mostra que é possível reduzir drasticamente os casos de dengue, mesmo estando em uma região que enfrenta problemas com a proliferação do mosquito”, encerrou nota da Prefeitura.