Uma operação do 8º Baep – Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Padrão Rota), de Presidente Prudente, realizada no início da noite de quarta-feira no Anel Viário Francisco Leandro da Silva, terminou com a morte de três homens. O trio, todos moradores de Palmital, teria trocado tiros com os policiais que vieram até a cidade para apurar uma denúncia de tráfico de drogas. A polícia, que apreendeu quase oito quilos em porções de maconha e crack, confirmou que os mortos são Kalwin Cristian Ribeiro, de 28 anos, Anderson de Godoy Santos, de 23 anos, e Elivelton Ferreira da Silva, de 23 anos.

Segundo informações oficiais do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, o caso se tratava inicialmente da averiguação de uma ocorrência de tráfico de drogas. Uma equipe do Baep estava em patrulhamento por Assis e recebeu informação de que uma Mercedes C280 prata estava circulando pela região do bairro Paraná, em Palmital, com armas e drogas. Os policiais vieram até Palmital, onde conseguiram localizar o carro o e tentaram uma abordagem com sinais de luz e som. Porém, o motorista fugiu em alta velocidade e foi perseguido.

No Anel Viário, nas proximidades da rotatória com o prolongamento da rua Sete de Setembro, na saída para a Raposo Tavares, o veículo teria reduzido a velocidade. Anderson, que estava no banco do passageiro dianteiro, teria desembarcado com o veículo ainda em movimento e atirado contra os policiais com um revolver Taurus calibre 38. Um dos policiais revidou com uma pistola Glock .40 e o atingiu fatalmente.
Mais à frente, o carro parou e teve início o tiroteio quando Kalwin, que era o motorista, e o Elivelton, que era o passageiro de trás, também desceram e atiraram com um revólver calibre 38 e um Magnum 357. Eles também foram mortos na troca de tiros com os policiais. As armas utilizadas pelos quatro policiais envolvidos no caso, sendo uma espingarda calibre 12, três fuzis (dois 5,65 e um 7,62) e duas pistolas Glock .040, foram apreendidas para a investigação da Polícia Civil.

A unidade do Samu foi acionada pelos policiais, mas o resgate constatou que todos morreram no local. A polícia divulgou também que, durante a ocorrência, houve a localização no veículo de três celulares e uma mochila com sete tijolos de maconha (4,3 quilos) e de quatro porções grandes de crack (3,6 quilos). Diferentemente das primeiras informações recebidas pela imprensa, não houve policial ferido na ação em Palmital.

Durante a noite e o início da madrugada o trecho do Anel Viário entre a Sete de Setembro e extensão da Sete de Setembro ficou completamente interditado sob forte aparato policial para o registro da ocorrência e os trabalhos da Polícia Científica. Os corpos dos mortos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Assis, para a necropsia. Devido à complexidade da ocorrência, que mobilizou grande efetivo de reforço da PM, o registro foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Assis. Os policiais do 2º Pelotão da PM de Palmital não atuaram na ocorrência.
A Polícia Civil deverá apurar as circunstâncias da ocorrência, incluindo qual era o destino das drogas apreendidas. Os corpos dos três homens envolvidos na troca de tiros com o Baep foram liberados pelo IML de Assis. Kalwin está sendo velado no Memorial Aliança, com sepultamento previsto para as 17h30, no Cemitério Municipal de Palmital. Anderson, cujos funerais ocorrem no mesmo local, será sepultado às 17 horas. Elivelton está na Funerária Santa Terezinha e será sepultado às 16 horas.












