Três pessoas tiraram a própria vida em cidades da região de Marília justamente no início da Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, o ‘Setembro Amarelo’. Além disso, pelo menos outras duas mortes são investigadas atualmente pela Polícia Civil como suspeitas de suicídio.
Para combater esses casos, as Secretarias de Saúde de todo Brasil intensificam, neste mês, as ações preventivas e de acolhimento, como a divulgação do número 188 do Centro de Valorização da Vida, que oferece atendimento gratuito de apoio emocional em qualquer horário e dia da semana.
Dos casos confirmados neste fim de semana, um homem de 40 anos tirou a própria vida nesta madrugada de segunda-feira (04/09), em Marília.
Outro caso similar registrado na região foi de um homem de 42 anos, em Osvaldo Cruz (distante 120 quilômetros de Marília), no sábado (02/09).
Já a cidade de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) registrou a morte de uma mulher de 47 anos, que também tentou contra a própria vida no domingo (03/09).
EM INVESTIGAÇÃO
As outras duas mortes investigadas são da vítima fatal do gravíssimo acidente registrado na BR-153 neste sábado (02/09) e de um jovem que teria tido óbito constatado após bater a própria cabeça contra o chão neste domingo (03/09).
No primeiro caso, familiares do motorista de uma Saveiro, identificado como Fabrício José do Santos, de 42 anos, relataram às autoridades que ele teria declarado, no mesmo dia, que tentaria contra a própria vida, “jogando seu veículo contra um caminhão”.
Santos morreu no local, após colisão frontal com um caminhão na rodovia Transbrasiliana (BR-153), no começo da tarde deste sábado, em Marília. A Polícia Civil ainda investiga as circunstâncias do acidente.
A segunda ocorrência aconteceu na madrugada de domingo (3), também em Marília. Na ocasião, a Polícia Militar foi notificada pelo Hospital das Clínicas (HC/Famema), onde um rapaz de 26 anos recebeu atendimento após socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Conforme registro, foi constatado um traumatismo craniano, além de intoxicação por cocaína. Ao que consta, a vítima teria consumido o entorpecente e participado de um desentendimento com familiares. Ele teria batido a própria cabeça no chão antes de ser contido.
PREVENÇÃO
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é outro canal de apoio importante. Por lá é possível encontrar voluntários que se revezam 24 horas por dia para conversar com pessoas que têm a necessidade de serem ouvidas, com respeito e sem julgamentos. O contato pode ser feito pelo telefone 188 ou pelos outros canais disponíveis no site acessando [aqui].
Fonte: Marília Notícia