A Justiça Eleitoral realizou na tarde desta segunda-feira, no salão do Fórum do Júri do Fórum de Palmital, a auditoria das urnas eletrônicas que serão usadas no domingo (06/10) nos municípios da Comarca. Os equipamentos, que foram preparados na semana passada com a carga de sistemas de votação e informações de candidatos, serão instalados em 81 seções que receberão eleitores em escolas públicas de Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista e Platina.
A auditoria foi comandada pelo juiz eleitoral Victor Gavazzi César, juntamente com a equipe do Cartório Eleitoral, e contou com a presença do presidente da OAB de Palmital Rosvaldir Cachole, do diretor do JC Cláudio Pissolito e de membros das coligações do prefeito Luis Gustavo e do vereador Galo, que comandam a disputa majoritária no município. Os demais partidos e coligações da Comarca foram convidados, mas não enviaram representantes.
Durante o evento, os presentes puderam testar os sistemas e fazer a simulação de votação em urnas que serão usadas em Palmital (43ª seção), Ibirarema (67ª), Campos Novos (66ª) e Platina (40ª). A sessão foi iniciada com apresentação realizada pelo juiz eleitoral que destacou algumas funcionalidades dos equipamentos separados para a auditoria, que são dos modernos modelos de 2020 e de 2022.
O juiz Victor Gavazzi César destacou os aspectos de funcionalidade e segurança dos equipamentos para garantir que os eleitores tenham o direito de escolher seus representantes por meio do voto. Com o uso de discos de teste, houve acesso ao sistema de votação para a emissão das “zerézimas”, comprovando que as urnas não tinham nenhum voto registrado, e a conferência dos dados e fotos dos candidatos de Palmital, Ibirarema, Campos Novos e Platina.
Em seguida, houve simulação de votação em que os presentes puderam votar nos candidatos a prefeito, vice e vereadores registrados na Comarca. Também foram realizadas demonstrações, incluindo do processo de habilitação que impede que o mesmo eleitor possa votar duas vezes. Houve ainda alerta para a proibição de uso de celulares nas cabines de votação, para evitar crime de quebra no sigilo do voto.
Ao final, houve o processo de encerramento da votação e a emissão dos boletins de urna com os resultados dos votos registrados durante a sessão no Salão do Júri. Após a cerimônia de auditoria, as urnas foram reiniciadas com os seus discos originas de votação, que estão zerados, e lacradas, podendo ser ligadas novamente somente a partir das 7 horas do próximo domingo (06/09), uma hora antes do início da votação.