Empreendimento agroindustrial deverá produzir 45 mil toneladas/ano do produto que substitui os fertilizantes químicos
Em parceria inédita na área de biofertilizantes, três empresas do setor agroindustrial se unem em Joint Venture para criação de uma nova fábrica junto à planta industrial da Usina Enersugar, em Ibirarema, no Centro Oeste Paulista, na altura do quilometro 420 da rodovia Raposo Tavares, entre Ourinhos e Assis.
O objetivo é a produção de adubo organomineral, a partir da matéria orgânica e de minerais fundamentais à nutrição da cana, como o fósforo, nitrogênio, potássio e cálcio existentes na torta de filtro produzida como resíduo da fabricação de açúcar e etanol, e que substitui o adubo químico a custo menor e com mais rendimento.
A previsão é produzir 45 mil toneladas/ano de fertilizantes especiais na primeira fase do projeto, de forma integrada e em economia circular, com expectativa de expansão de forma modular, associando sustentabilidade e viabilidade econômica para atendimento dos parceiros das empresas envolvidas e também o mercado consumidor.
O diretor-geral da Usina Enersugar, Melchíades Terciotti, disse que a busca de parceiros para o empreendimento se deve à filosofia da empresa de atuar em setores distintos do mercado e desenvolver novos projetos e produtos em sistema de colaboração e troca de conhecimentos e expertise entre empresas, gerando economia de custos, divisão de lucros e conquista de novos mercados. “Em vez de partir do zero, agregamos o conhecimento e a experiência de cada parceiro para acelerar os processos”, salientou.
A fábrica de fertilizantes organominerais sólidos e líquidos, bioinsumos e fertilizantes foliares, a partir dos resíduos da cana-de-açúcar, terá parte da produção retornada aos parceiros do empreendimento e o excedente vendido para o mercado.
“A nova fábrica, junto à Usina Enersugar, terá facilidade em utilizar os espaços existentes, aproveitar o excedente da energia elétrica produzida e trabalhar com a vinhaça, a torta de filtro e a água já utilizada nos processos industriais do açúcar e do etanol.”
Melchíades Terciotti – CEO da Enersugar
PARCEIROS
Usina Enersugar, com sede em Ibirarema, e que processa exclusivamente a matéria-prima de fornecedores parceiros, foi criada em 2019 pelos irmãos Dorival (falecido) e Dirceu Finotti, e o sócio Sylvio Ribeiro do Valle. Em sua quinta safra consecutiva, com expectativa de moer cerca de 1,6 milhão de toneladas de cana, com produção crescente desde 2020, produz açúcar, etanol, levedura e energia elétrica para consumo próprio e para o SIN – Sistema Integrado Nacional – em quantidade suficiente para atender população de 100 mil habitantes.
NovaAmérica é uma empresa de Gestão Agrícola, sediada em Assis-SP, com 80 anos de existência, e que atua com elevada performance como maior produtora de cana-de-açúcar do Centro Oeste Paulista. A empresa cultua a filosofia dos fundadores, a família Rezende Barbosa, cujas novas gerações mantêm e ampliam os negócios sempre focados no desenvolvimento sustentável. A NovaAmérica prima pela integridade, por meio da coerência, tem comprometimento com a terra, as máquinas e a gestão de pessoas, atua com responsabilidade, confiança e respeito e produz com qualidade e resultados.
Agrion Fertilizantes é uma empresa de tecnologia agrícola e ambiental sediada em Uberlândia – MG, que atua no desenvolvimento de soluções sustentáveis para melhoria da produtividade agrícola, a partir da implantação e operação de plantas dedicadas Agrion EcoCycle Custom Plant®. A empresa é especializada no tratamento e na correta reutilização dos resíduos orgânicos gerados pelas usinas sucroenergéticas, e produz a linha de fertilizantes organominerais Agrion® de liberação controlada de nutrientes para utilização em canaviais.