Vacinação contra a gripe começa hoje

Imunização em Palmital ocorre no Centro de Saúde e nas unidades do ESF; primeira etapa atende crianças menores de seis anos, gestantes e puérperas

Começa nesta quarta-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, cujo objetivo é proteger as pessoas em situação de risco que podem apresentar complicações e até morrer em decorrência do agravamento da doença. A vacinação, que ocorre de forma antecipada este ano, é organizada em Palmital pela Secretaria de Saúde da Prefeitura. Os trabalhos serão feitos durante o expediente normal no Centro de Saúde e nas unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) até 31 de maio.

A campanha, que foi antecipada nesta edição em decorrência de um surto registrado no Estado do Amazonas, atende inicialmente a crianças com mais de seis meses e menores de seis anos, além de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A partir de 22 de abril, a imunização é aberta a idosos, doentes crônicos, profissionais de saúde e professores, além de outros grupos previamente definidos. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Durante a primeira etapa, equipes do ESF irão aplicar as vacinas nas escolas e creches de Palmital, mediante presença do responsável pela criança e apresentação da carteira de vacinação. Dias e horários serão previamente divulgados. A partir de 22 de abril, os trabalhos também incluirão visitas domiciliares para atender acamados e pessoas com dificuldades de locomoção, inclusive os internos do Asilo, pacientes da Santa Casa e membros do CCI.

Segundo a enfermeira Lucéia Sartori, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, é importante a antecipação da aplicação da vacina, pois da imunização começa a proteger as pessoas entre duas a três semanas após a administração, garantindo a proteção antes da chegada do inverno. “Cada dose tem duração de 6 a 12 meses. Por isso, é necessário vacinar todos os anos devido à mudança dos vírus que ocorre a cada estação”, enfatizou ela, informando que a variedade trivalente atual é eficaz contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Lucéia informou ainda que, por determinação da Secretaria de Saúde, este ano haverá esquema especial de atendimento no ESF com horário ampliado, das 17 às 19 horas, para atender as pessoas que trabalham durante o dia. O trabalho será realizado no dia 29 de abril nas unidades II e III, no São José, e no bairro Paraná. No dia 30, ocorre nos núcleos do Jardim Montreal e no I, do São José. No dia 2 de maio, o atendimento será no Jardim Montreal e nas unidades II e II. No dia 3 de maio, será no Paraná e no ESF I. O Dia D da campanha acontece em 4 de maio, com vacinação entre 8 e 17 horas no Centro de Saúde.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.